A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 19/6, nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma intensificação da oferta de serviços voltada aos migrantes. O evento é referente ao Dia Nacional do Migrante, celebrado em 19 de maio, e se estenderá até quinta-feira, 22/6, nas unidades de todos os Distritos de Saúde, uma vez que o Dia Nacional do Refugiado acontece nesta terça-feira, 20/6, e o Dia Mundial do Migrante no próximo domingo, 25/6.
A programação compreende a realização de palestras e rodas de conversa sobre os direitos dos migrantes e refugiados e diferenças culturais, prevenção de hepatites, consultas médicas e de enfermagem, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/HIV), aferição de pressão arterial, glicemia capilar, palestra sobre saúde bucal e distribuição de kits odontológicos, distribuição de medicamentos e atualização do cartão vacinal.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Vicente Pallotti, localizada na rua Apurinã, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, intensificou a oferta dos serviços enfocando o acolhimento humanizado aos usuários migrantes. A enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde (Geats) do Disa Sul, Alessandra Petillo, salientou que as datas comemorativas aos migrantes são oportunas para reforçar as ações rotineiras das unidades.
“Essa programação é fundamental para propagar ações de promoção da saúde dos migrantes e refugiados. Nós da Semsa, abraçamos esta causa o ano inteiro enfatizando a importância de serviços de atenção, promoção e vigilância já realizados rotineiramente pela Rede de Atenção Primária nas diferentes zonas de Manaus”, assinalou.
A atividade, coordenada pela Divisão e Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis, do Departamento de Atenção Primária (Diveq/DAP), será desenvolvida nos próximos dias pelas equipes técnicas de atenção, vigilância em saúde dos Distritos de Saúde com o apoio da Organização Internacional para Migração (OIM).
A diretora da USF Vicente Pallotti, Nonata Brazão, falou sobre o atendimento ofertado aos migrantes e destacou o compromisso de sua equipe e de todos os servidores da Semsa no acolhimento dos migrantes. “As equipes são muito envolvidas no cuidado à saúde e fazem um amplo trabalho de orientação e sensibilização dos migrantes e refugiados sobre a importância de cuidar da saúde”, acentuou.
Para a missionária evangélica Corina Buys, da África do Sul, que veio com a família para atuar como missionária junto aos venezuelanos, falou que a parceria e o apoio recebido na UBS Vicente Pallotti tem sido fundamental. “Estamos muito felizes com esse apoio recebido porque ter saúde representa ter mais oportunidades na vida. Somos muito gratos pelo apoio”.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Graziela Praia / Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAJnWX