Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura conclui territorialização na BR-174 para ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura conclui territorialização na BR-174 para ampliar ações de saúde a moradores da zona Rural

09/02/2023
TERRITORIO PROJETO ADA SEMSA MANAUS 4
Compartilhar

Desenvolvendo uma ação pioneira no país, a Prefeitura de Manaus concluiu, nesta quinta-feira, 9/2, a territorialização de parte da BR-174, do quilômetro 9 ao 96, para otimizar e ampliar as ações de saúde levadas até os moradores da zona rural. O trabalho, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizado na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Ada Viana, localizada no quilômetro 42, e recebeu o nome de “Projeto ADA”.

O diretor do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Rubens Santos, contou que o município foi o primeiro do país a utilizar o aplicativo e-SUS Território, do Ministério da Saúde, para a execução da atividade. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) percorreram quase 90 quilômetros nas margens direita e esquerda da rodovia, durante oito meses, registrando todos os dados no aplicativo, por meio de tablets.

“Nós precisávamos delimitar e ilustrar melhor as nossas fronteiras, inclusive definindo com mais precisão as microáreas para cada equipe da Estratégia Saúde da Família. Nossas equipes percorreram toda essa distância e foi possível localizar e cadastrar famílias que antes não existiam no sistema, e hoje elas passarão a ter essa assistência garantida e facilitada”, disse o diretor.

Até então, cerca de 1,7 mil pessoas estavam cadastradas no território da unidade. Com o Projeto ADA, foi possível identificar uma população de 3.090 pessoas vivendo nessa mesma área, e todas já estão devidamente nos sistemas oficiais de saúde.

Esse público foi identificado em 63 localidades, como ramais, vicinais, vilas e pequenas comunidades. Conforme Rubens, um dos grandes benefícios do levantamento, registrado no e-SUS Território, é o georreferenciamento de cada um desses pontos, com a indicação das rotas de acesso para cada localidade.

Nesta quinta-feira, os resultados do projeto foram apresentados às equipes de saúde da unidade, a fim de aprimorar o planejamento do atendimento domiciliar ofertado às famílias da região, assim como ações de busca ativa. “Isso é uma demonstração de organização e força da gestão do prefeito David Almeida, que visa melhorar a vida da população da zona rural, já que está distribuída em áreas tão distantes e enfrenta maiores dificuldades para acessar os serviços de saúde básica”, ressaltou o diretor.

Expansão

A gerente de Atenção à Saúde do Disa Rural, Janiete Barbosa, explicou que o projeto-piloto foi desenvolvido no território da USFR Ada Viana por conta das fronteiras com os municípios de Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, que precisavam estar bem alinhadas junto aos agentes de saúde.

“Essa cooperação intensa entre ACS e ACE, com os motoristas e demais integrantes das equipes, nos levou a encontrar populações desconhecidas, não cadastradas, casas que nós não sabíamos que existiam. Isso tudo resultará na ampliação da assistência em saúde e construção de um perfil epidemiológico completo da população dessa área”, informou a gerente.

Nas próximas semanas, de acordo com Janiete, o projeto de territorialização será iniciado nas calhas do rio Negro e rio Amazonas, e irá avançar até que todas as unidades do Disa Rural tenham suas populações devidamente mapeadas. “São comunidades muito longes, e nós vamos fazer a contagem populacional, assim como a descrição desses territórios e rotas de acesso. Dessa forma, estamos investindo de forma mais assertiva em nossas estratégias de assistência”, observou.

Rotina

Maria Crislaene Chaves atua como Agente Comunitário de Saúde (ACS) há cerca de 11 anos, na zona rural. Ela relatou que foi feita uma busca ativa de todos os moradores da região, cadastrando no e-SUS Território todos os dados desses cidadãos.

“A partir de agora, a gente está criando uma logística melhor de atendimento dessas famílias, com uma informação mais precisa da distância que será percorrida e de quem são esses usuários, como crianças, grávidas, idosos ou pessoas com comorbidades. Hoje, nós visitamos uma família, que foi identificada por meio desse projeto, com um bebê recém-nascido, e já realizamos o teste do pezinho”, relatou.

Raulneik Raun Moraes mora em uma fazenda, em um dos ramais acessados pela BR-174, e parabenizou a iniciativa da secretaria. “É muito importante a presença deles aqui, tanto para mim quanto para a minha esposa e meus filhos. Muitas vezes a gente não consegue ir até a unidade, e por isso eu agradeço muito o apoio dos agentes de saúde da Semsa que vêm até aqui, com esse trabalho maravilhoso e que muitas pessoas precisam”, declarou.

— — —

Texto – Victor Cruz / Semsa

Foto – Henrique Souza / Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
46o EXPOAGRO 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.22.35 1 1024x682 1
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
WhatsApp Image 2024 08 19 at 16.44.02 1 768x1024 1
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus