Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura busca parcerias com o governo federal para fortalecer a educação inclusiva nas escolas municipais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura busca parcerias com o governo federal para fortalecer a educação inclusiva nas escolas municipais

10/05/2023
Compartilhar

Com a finalidade de compartilhar as experiências educacionais e buscar novas parcerias para melhorar a qualidade de ensino, a titular da Secretaria Municipal de educação (Semed), Dulce Almeida, representou a Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira, 9/5, em reuniões com representantes do governo federal, em Brasília (DF). Os projetos de inclusão e acessibilidade, desenvolvidos para os estudantes com deficiência da REDE municipal de ensino, foram apresentados ao Ministério da educação (MEC) e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE).

No MEC, a equipe técnica da Semed se reuniu com a diretora de Políticas de educação especial na Perspectiva Inclusiva, Rosângela Machado. Na ocasião, foram discutidas a implantação de salas de recursos multifuncionais, a capacitação de professores e profissionais de apoio para o suporte e a introdução educacional dos alunos com deficiência e a expansão do sistema de creche municipal.

“Estamos empenhados em garantir uma educação de qualidade e inclusiva para todos os alunos de Manaus, porque essa é uma das principais prioridades do prefeito de Manaus, David Almeida. Sabemos que essa é uma tarefa difícil, mas, com a ajuda do MEC, Podemos avançar ainda mais nessa área. Esse encontro é muito oportuno para conversar sobre os desafios de levar educação para mais de 500 escolas, tanto na zona urbana quanto rodoviária e ribeirinha de Manaus”, afirmou a secretária municipal de educação, Dulce Almeida.

A anfitriã do MEC, Rosângela Machado, destacou sobre o desafio logístico e as peculiaridades da região amazônica, bem como afirmou ser positiva as ações do Executivo municipal sobre a temática.

“Gostaria de parabenizar a secretária municipal de Manaus pela vinda ao Ministério da educação e por trazer a sua realidade e suas dificuldades, mas também os seus investimentos na educação inclusiva e na educação especial. Esse é só o início da nossa conversa e da nossa parceria”, pontuou a diretora.

Na ocasião, a secretária Dulce Almeida também apresentou a construção de novas unidades do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), que visa a inclusão de crianças e jovens autistas nas escolas públicas da cidade. O projeto possui equipe técnica formada por profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

FNDE

Durante a agenda em Brasília, a equipe da Semed também se reuniu com representantes do FNDE. O encontro teve o intuito de viabilizar a celeridade na entrega dos projetos em andamento da pasta.

Na ocasião, a secretária Dulce Almeida destacou a importância de investimentos em áreas como a infraestrutura escolar, a formação de professores, a implementação de novas tecnologias educacionais, mobilidade e a expansão do transporte escolar.

“O apoio do FNDE e do MEC é fundamental para a garantia de uma educação de qualidade e mais igualdade de oportunidades para todos os estudantes da nossa comunidade. A nossa meta de governo é expandir a REDE de ensino para que, no futuro, todos os alunos, independentemente das condições e do local de nascimento, tenham acesso à educação”, finalizou a secretária. 

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semed

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Educação, Formação de Professores, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus