O serviço de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), que vem sendo ampliado pela Prefeitura de Manaus desde o início de 2022, já beneficiou mais de 2,7 mil mulheres na capital amazonense nos últimos dois anos. O método contraceptivo, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é considerado superior aos demais métodos por ter duração de até 10 anos e não utilizar hormônios na prevenção à gravidez.
A enfermeira Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, informa que, no início de 2022, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica recomendando que os municípios ampliassem a inserção de DIU para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O serviço, que em 2021 estava concentrado em duas unidades, agora está disponível em 11 pontos da Rede de Atenção, além da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajós, na zona Oeste.
“A Semsa vem promovendo uma série de ações para capacitar cada vez mais médicos ginecologistas para realizar o procedimento nas UBSs, ampliando o acesso às usuárias interessadas. No ano passado, conseguimos aumentar o número de unidades que disponibilizam a inserção de DIU, e neste ano, já conseguimos levar o serviço para a zona rural da cidade, beneficiando as moradoras de áreas mais distantes”, lembra Lúcia.
A enfermeira explica que muitas mulheres ainda procuram a Maternidade Dr. Moura Tapajós para obter o serviço, visto que a oferta nas unidades básicas ainda é algo novo. Porém, elas podem buscar a unidade de referência mais próxima e manifestar o interesse em realizar a inserção do DIU.
“Quando a usuária chega na unidade, ela é acolhida pela equipe de enfermagem para esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento, e as etapas que ela deve cumprir até a inserção do dispositivo. Essas mulheres são avaliadas pelos profissionais de saúde para verificar se há alguma contraindicação para uso do DIU, inclusive com a realização de exames, que podem ser agendados na própria unidade. Se tudo estiver de acordo, é agendado o dia para ser feita a inserção do DIU”, detalha.
Lúcia Freitas ressalta, ainda, que para obter o serviço, as mulheres devem comparecer ao serviço de referência e apresentar documento de identidade com foto, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Dentre os critérios, a mulher não pode estar com Infecção Sexualmente Transmissível (IST), não pode fazer uso de coagulante, não pode ter distúrbios de coagulação e a possibilidade de gravidez deve ser descartada.
“Como esse método não utiliza hormônios, ele não interfere na lactação de mulheres que estão amamentando. Além disso, a usuária pode solicitar a retirada do dispositivo no momento em que ela quiser ter filhos. Trata-se de uma estratégia de planejamento familiar muito eficaz, que previne, principalmente, a mortalidade materno infantil, que pode ser ocasionada por gravidez precoce ou de alto risco”, pontua Lúcia.
Dados
Desde 2021, mais de 2,7 mil mulheres já realizaram a inserção de DIU na rede municipal de saúde. Na Maternidade Dr. Moura Tapajós, 752 procedimentos foram realizados em 2021, 998 no ano passado, e 205 neste ano (janeiro a março).
Nas unidades básicas de referência, 117 mulheres fizeram a inserção de DIU em 2021, número que cresceu para 468 em 2022, e já chega a 177 nos três primeiros meses deste ano.
Veja a lista das unidades da Semsa que ofertam o DIU
Zona Norte
USF Áugias Gadelha: Rua A, conjunto Ribeiro Junior, bairro Cidade Nova.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 7h às 11h
USF Frei Valério: rua Rufino Elizaldo s/nº, no bairro Novo Israel.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 17h
Zona Leste
USF José Avelino Pereira: Rua Cravinho, bairro João Paulo.
Agendamento presencial – Segunda, terça e sexta-feira – 7h às 17h
Clínica de Saúde da Família Fábio Couto do Valle: Avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira.
Agendamento presencial – segunda a sexta-feira – 8h às 17h
Zona Sul
USF Megumo Kado: Rua Inocêncio de Araújo, 51, bairro Educandos.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
USF José Rayol dos Santos: Avenida Constantino Nery, bairro Chapada.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
USF Theodomiro Garrido: Rua São José, bairro Colônia Oliveira Machado.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 7h às 17h
Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão: Avenida Presidente Dutra, bairro Glória.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
USF Bairro da Paz: Avenida Esperança, 51, bairro da Paz.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 16h
USF Ajuricaba: Avenida Leste, conjunto Ajuricaba, bairro Planalto.
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 7h às 17h
Maternidade Moura Tapajóz: Avenida Brasil, 1.335, bairro Compensa.
Agendamento presencial – Segunda a quinta-feira – 8h às 16h
Zona Rural
USFR Ephigênio Sales: quilômetro 42 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara).
Agendamento presencial – Segunda a sexta-feira – 8h às 14h.
— — —
Texto – Victor Cruz / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa