Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura avança nas obras de contenção no igarapé do Mindu
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Prefeitura avança nas obras de contenção no igarapé do Mindu

12/04/2023
Compartilhar

Para conter o trecho em erosão na avenida Dom Henrique, no bairro Parque 10 de Novembro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), implanta 20 metros quadrados de rip-rap às margens do igarapé do Mindu. A ação visa conter o desbarrancamento da encosta, provocado pelo rompimento da rede de drenagem, durante as fortes chuvas do final de março.

De forma emergencial, as equipes atuaram na recuperação da galeria subterrânea, realizando a substituição das peças danificadas por manilhas em concreto. Uma outra equipe, com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica, executa a recuperação do ponto de contenção que estava em risco de desmoronar, devido às infiltrações provocadas pelo rompimento da tubulação na rede de drenagem.

A implantação do rip-rap no local vai proporcionar a estabilização do talude. Serão utilizadas, aproximadamente, cinco mil sacas com a mistura de areia e cimento. A técnica é utilizada para proteger e conter as rupturas na encosta, estabelecendo o equilíbrio por meio do seu próprio peso.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior foi de intervenção imediata para conter os transbordamentos neste trecho do igarapé. A antiga rede de drenagem rompeu, provocando a erosão na encosta. Estamos fazendo o serviço completo, substituindo as peças danificadas com tubulações mais modernas para que a água possa escoar de forma correta, sem causar alagamentos, especialmente no período chuvoso”, explica Edinaldo Ramos, chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf.

Um trabalho minucioso é realizado no leito do igarapé, com o encabeçamento da contenção, proteção das laterais, para que não haja fuga de material ao lado da aduela e não haja novas erosões. Com a execução das obras, as águas das chuvas devem ter maior vazão, evitando transtornos aos moradores, uma vez que a contenção com rip-rap impedirá que a água avance para a rua, garantindo segurança e melhor acessibilidade aos que residem no entorno do igarapé.

Os 17 Distritos de Obras executam diariamente serviços como asfaltamento de ruas e avenidas e manutenções no sistema de drenagem profunda e superficial. Em paralelo, o programa “Asfalta Manaus” segue recapeando as ruas da cidade, chegando à marca de 1.961 vias recuperadas na capital. A meta é chegar a 10 mil ruas da cidade.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Divulgação / Seminf

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAztez

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados David Almeida, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 12/04/2023 12/04/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus realiza entrega de kits de água potável para cerca de 200 famílias ribeirinhas

23/10/2024
Eleições 2024Manaus

Prefeitura de Manaus entrega Complexo Esportivo Manoel Valente revitalizada no conjunto Jardim Paulista

05/10/2024
Eleições 2024Manaus

Viaduto Márcio Souza tem entrega prevista para as próximas semanas, diz prefeito David Almeida

05/10/2024

Prefeito David Almeida planta muda de árvore no Gigantes da Floresta e destaca importância ambiental do parque

05/10/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus