Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Portal TRT11 – Comitiva do TRT-11 visita Operação Acolhida em Pacaraima (RR)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
MancheteTribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Portal TRT11 – Comitiva do TRT-11 visita Operação Acolhida em Pacaraima (RR)

03/04/2023
222
Compartilhar

222

Magistrados e servidores do tribunal foram conhecer a realidade de migrantes e refugiados venezuelanos na fronteira entre Brasil e Venezuela

222A imersão por um dia na realidade dos migrantes e refugiados venezuelanos que atravessam a fronteira a pé, debaixo de sol e chuva, em busca de oportunidades no Brasil. Com este objetivo, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Audaliphal Hildebrando, levou uma comitiva com integrantes da magistratura e do corpo funcional a Pacaraima (RR) na última quinta-feira (30/3). Situado na fronteira entre Brasil e Venezuela, o município fica a 214 km de Boa Vista (RR).

Desembargadores, juízes e servidores conheceram a estrutura da Operação Acolhida, que garante atendimento humanitário em Roraima. A comitiva foi recepcionada pelo coronel de infantaria Charles Pires e militares que ali atuam. Criada em 2018, a operação é uma grande força-tarefa sob a coordenação do Exército que reúne Marinha e Aeronáutica, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Durante a visita, foi possível conhecer o Posto de Recepção e Identificação; o Núcleo de Saúde da Acolhida; o Posto de Interiorização e Triagem; o Alojamento de Trânsito BV-8 e o Abrigo Indígena Janokoida.

De acordo com o presidente do TRT-11, a ida a Pacaraima se reveste de grande importância para os julgadores, pois representa uma chance ímpar de conhecer de perto a realidade de Roraima, com suas singularidades e desafios.”Essa experiência é relevante, especialmente quanto à questão da sensibilidade nos julgamentos de processos envolvendo trabalhadores venezuelanos”, explicou.

Sensibilizada com tudo que viu, a desembargadora Solange Morais se emocionou em vários momentos, especialmente diante do grande número de crianças. “Sinceramente, eu não tinha ideia dessa quantidade de pessoas que chegam diariamente ao Brasil: famílias, crianças, pessoas sadias, doentes. A gente vê venezuelanos em Manaus, mas só aqui, onde tudo começa, é possível ter uma dimensão”, disse a decana do TRT-11. Ela definiu como excepcional a ação humanitária coordenada pelas Forças Armadas, “um trabalho que todos deveriam conhecer”.

Para o juiz Ney Rocha, a iniciativa do presidente do TRT-11 foi histórica, considerando que o tribunal tem jurisdição em dois estados amazônicos, cada um com suas peculiaridades. “Esta visita representou um momento histórico de participação e imersão do Tribunal no nosso estado de Roraima e nas nossas realidades, especialmente aquelas que envolvem trabalhadores migrantes e indígenas”, disse o magistrado, que reside em Roraima desde agosto de 2018, quando foi transferido da Vara do Trabalho de Tabatinga (AM) para a 1ª Vara de Boa Vista.

223Coronel Charles Pires recebeu a comitiva do TRT-11 e apresentou a estrutura da Operação Acolhida

224Magistrados e servidores no Alojamento de Trânsito BV-8

Participaram da visita a Pacaraima: as desembargadoras Joicilene Portela (corregedora regional) e Márcia Bessa; os juízes Adelson Santos (titular da 17ª Vara do Trabalho de Manaus e presidente da Amatra-XI) e Ney Rocha (titular da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista); as juízas Eulaide Lins (titular da 19ª Vara do Trabalho de Manaus e ouvidora da mulher) e Samira Akel (titular da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista). A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alzira Costa, aceitou o convite do desembargador-presidente e também integrou a comitiva. Como integrantes do corpo funcional, participaram as assessoras Laís Reis, Fernanda Guedes e Nereida Lacerda; a diretora da Coordenadoria do Centro de Memória, Cynthia Donadio, a diretora da Coordenadoria de Apoio à 1ª Turma, Marie Joan Nascimento e o diretor da Coordenadoria de Comunicação Social, Matheus Santos, entre outros servidores.

Ao final da visita, o presidente enalteceu o trabalho coordenado pelo Exército Brasileiro, cuja missão institucional é cumprida com excelência pelo bem do país. Ele agradeceu, em especial, o apoio do comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Marcelo Zucco; do comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária – Operação Acolhida, general de Divisão Hélder Braga, e do coronel de Infantaria Charles Pires, responsável pela “”aula in loco” em Pacaraima.

Também expressou sua gratidão à procuradora-chefe do MPT, Alzira Costa, que intermediou a visita, assim como a todos os desembargadores do TRT-11 que abraçaram a ideia apresentada pela Presidência e aos demais integrantes da comitiva. “Eu, como presidente do TRT da 11ª Região, tenho a honra de comandar pessoas tão maravilhosas, tão guerreiras e tão comprometidas”, declarou

225Desembargador-presidente do TRT-11 Audaliphal Hildebrando, coronel Charles Pires e procuradora-chefe do MPT Alzira Costa

226Comitiva do TRT-11 vivenciou um dia de imersão na realidade de Pacaraima (RR)

Acesse mais imagens.

Palestra de ambientação
Três dias antes da ida a Pacaraima, a comitiva do TRT-11 passou por ambientação na 1ª Infantaria de Selva, em Boa Vista, na tarde da última segunda-feira (27/3). A palestra sobre a Operação Acolhida foi proferida pelo comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, general de Divisão Hélder Braga, que detalhou o funcionamento e os fluxos da operação. O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Marcelo Zucco, também esteve presente durante a ambientação.

Entre outros pontos, o palestrante falou sobre a documentação que é providenciada pelos órgãos públicos, a estrutura com profissionais de saúde para aplicação de vacinas e atendimento necessário, o abrigamento e a interiorização aos cidadãos que abandonaram o país vizinho em situação de extrema vulnerabilidade. O general assumiu o comando da Força Tarefa no último dia 21 de março.

Participaram da ambientação: o presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando, o ouvidor regional, desembargador David Mello Junior; as desembargadoras Solange Morais, Rita Alencar e Fátima Lopes; a juíza Eulaide Lins, os juízes Ney Rocha e Adelson Santos, além de servidores e servidoras.

227A palestra de ambientação foi proferida pelo general Helder Braga

 228A comitiva do TRT-11 foi recebida pelos generais Helder Braga e Marcelo Zucco

Confira as imagens da ambientação.

Estrutura e números
As seguintes estruturas da Operação Acolhida estão desdobradas em Pacaraima, na força-tarefa humanitária: Forças Armadas, Ministério da Cidadania; Polícia Federal; Receita Federal; Defensoria Pública da União (DPU); Tribunal de Justiça de Roraima; Organização Internacional para as Migrações (OIM); Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Essa ação já possibilitou a organização, triagem, documentação e encaminhamento a abrigos de mais de 800 mil venezuelanos. Desses, 400 mil decidiram permanecer no Brasil e 100 mil foram interiorizados em mais de 930 mil municípios brasileiros. Segundo dados do Painel da Interiorização, a marca de 100 mil pessoas interiorizadas pelo Brasil foi alcançada no último dia 30 de março. O painel é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cidadania, da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do ACNUR.

A interiorização de refugiados e migrantes da Venezuela tem o intuito de diminuir a sobrecarga nos municípios que recebem os venezuelanos, principalmente Pacaraima e Boa Vista. Em cinco anos, os municípios que mais receberam pessoas refugiadas e migrantes foram Curitiba (PR), São Paulo (SP), Chapecó (SC), Dourados (MS) e Manaus (AM).

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Fotos: Matheus Santos e Paula Monteiro

pinit fg en rect red 20 1
Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Bessa, Estado de Roraima, Estado do Amazonas, Justiça, Manaus, Polícia, Polícia Federal, Tabatinga, TRT 11ª Região Amazonas e Roraima
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
598 l9iozx
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral lança a campanha “Você já foi gentil hoje?”

29/09/2024
601 MuPWS5
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

TRT-11 homenageia pessoas de destaque nacional e regional com entrega da ‘Ordem do Mérito Judiciário’

29/09/2024
WhatsApp Image 2024 09 13 at 15.56.10 1 viuPLF
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Correição na 19ª Vara do Trabalho de Manaus

29/09/2024
602 UC9okU
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

Psicólogos do TRT-11 reforçam a importância de diálogo e acolhimento para prevenção do suicídio

29/09/2024
604 XvIQnV
Tribunal Regional do Trabalho 11ª Região Amazonas e Roraima

TRT-11 homenageia atletas da 21ª Olimpíada Nacional do Judiciário Federal

29/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus