Grupo atua em operações de alta complexidade e que exijam capacitação e elevado preparo
FOTOS: Anderton Cardoso e Erlon Rodrigues/PC-AM.A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Administração Financeira (DAF), revitalizou as instalações da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), que é o grupo tático-operacional da instituição, visando levar mais estrutura aos policiais que atuam em operações de alta complexidade e que exijam capacitação e elevado preparo.
O delegado Juan Valério, coordenador da Core-AM, destacou que essa revitalização foi muito importante para que a equipe possa desempenhar suas funções com eficiência e segurança. Todo o layout das dependências foi padronizado, além disso, todos os ambientes foram restaurados, principalmente nas partes elétrica e de iluminação, bem como as áreas de luta, treinamento, academia, salas de reunião e área externa.
Delegado Juan Valério – FOTO: Anderton Cardoso e Erlon Rodrigues/PC-AM.“Agradeço a toda direção da Polícia Civil junto ao DAF, que realizaram esse trabalho com muita dedicação. É ótimo saber que toda a estrutura foi restaurada, com atenção até mesmo às áreas de conforto. Isso contribui para a valorização dos profissionais e para melhorias no desempenho das operações”, enfatizou Juan Valério.
Atuação
A Core-AM atua em situações de alto risco que sejam necessários utilização de recursos especiais e treinamentos especializados, como combate ao narcotráfico, assaltos com reféns, cumprimentos de mandados de alto risco, além de dar apoio a toda estrutura da Polícia Civil e do Sistema de Segurança Pública do Estado.
Também atua em operações interestaduais, pois realiza treinamentos especializados em várias unidades do país, que traz a possibilidade de poder operar em qualquer local do Brasil em conjunto com outras polícias, assim como em áreas fronteiriças em abordagens a lanchas rápidas que trazem materiał entorpecente da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Colômbia).
“No atual governo, foi possível adquirir viaturas, fuzis modernos, miras holográficas, que agilizam o emprego do armamento principalmente em ações rápidas que requer maior precisão; além de material optônico, como óculos de visão noturna, que auxiliam as buscas nos rios da Amazônia, que é a nossa principal atuação no combate ao narcotráfico”, ressaltou o delegado.
Em dezembro de 2021, o governador Wilson Lima sancionou a lei que criou a Core-AM, que passou a incorporar o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), que já existe há 23 anos. A nova nomenclatura partiu de uma diretriz nacional do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) do Brasil, para padronizar e trazer mais efetividade, além de uma chancela maior, possibilitando investimentos nos âmbitos estadual e federal.
Diretor da Core-AM
O delegado Juan Valério é bacharel em Direito pela Uninorte Laureate e pós-graduado em Segurança Pública. Ingressou na PC-AM em 2011, após aprovação em concurso público. Possui passagem pelos 6º, 9° DIP, 23° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), 46ª DIP de Boa Vista do Ramos. Também já foi diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e integrou o quadro da Estratégia Estadual de Segurança Pública na Fronteira (Esfron), em Tabatinga.