Iniciativa reforça credibilidade e a confiança da população nas ações e garantirá a efetividade dos serviços
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Controladoria de Administração e Finanças (CAF), realizou, nesta terça-feira (19/09), às 10h, uma palestra sobre a importância da implementação do Programa de Integridade e Compliance na instituição. O evento ocorreu no auditório da Delegacia Geral (DG), avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.
Na ocasião estiveram presentes o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga; delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); delegado Eduardo Paixão, controlador geral de Administração e Finanças da PC-AM; delegado Tarson Yuri Soares, titular da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor); delegado Caio César Nunes, ouvidor da PC-AM; e o delegado Jeff Mac Donald, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (Sindepol-AM).
O delegado-geral Bruno Fraga destacou que a Polícia Civil vem se tornando uma referência no Estado no que tange ao combate a todo tipo de corrupção, e também, ao longo dos últimos anos, realizou diversos atos que culminaram em economias significativas na instituição.
“Hoje é um marco para avançarmos no sentido de termos um plano de integridade, estamos batalhando para que isso ocorra ainda essa semana, e assim nos tornarmos a primeira instituição a ter de fato esse plano. Isso é mais um avanço, um belíssimo projeto que a Polícia Civil vai se destacar no Estado do Amazonas”, enfatizou Fraga.
Conforme o delegado Eduardo Paixão, controlador geral de Administração e Finanças da PC-AM, a implementação desse programa reforçará a credibilidade e a confiança da população nas ações e garantirá a efetividade dos serviços. Além disso, demonstrará o compromisso em zelar pela probidade e pelo cumprimento da lei, elevando o padrão de excelência da instituição.
“Para que nossa instituição avance, é necessário passar pelos processos de transparência, integridade, com ética e senso de responsabilidade. Atualmente, há a perspectiva de melhorarmos o serviço público, a qualidade de atendimento e as boas práticas nos setores da própria Polícia Civil”, ressaltou Eduardo Paixão.
Durante o evento, a Dra. Lúcia Magalhães, subcontroladora-geral de Controle Interno da Controladoria-Geral do Estado (CGE), falou sobre a importância do tema, bem como seus moldes para ser implementado na instituição.
“A nossa missão é nos aproximarmos da instituição, para contribuir com a administração pública do Estado do Amazonas, e torná-la a melhor possível. Nosso trabalho está além de apontar falhas e produzir relatórios de auditoria, e sim mostrar à sociedade os pontos altos e positivos, melhorados, para benefício dela própria”, pontuou Lúcia Magalhães.
Plano de Integridade
O programa contempla um conjunto de medidas (valores, regras, procedimentos), adotado com o objetivo de evitar, detectar e interromper a ocorrência de irregularidades, fraudes, corrupção, é a sistematização e aperfeiçoamento dos instrumentos já existentes na organização da entidade, que atuam na prevenção e combate a atos ilícitos e outros.
Os benefícios da implementação do programa incluem: redução da corrupção, melhoria da imagem institucional, conformidade legal, proteção dos agentes de polícia, eficiência operacional, entre outros.