Reforço na fiscalização da Arsepam teve duração de quatro dias e contou com o apoio de outros órgãos do Governo do Amazonas
No período de 2 a 5 de novembro, 20.091 pessoas utilizaram os serviços de transportes intermunicipais no Amazonas. O balanço é referente à Operação Viagem Segura – Feriado de Finados, realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), nas principais saídas de Manaus e em dois municípios do estado.
Foram efetuadas 735 fiscalizações no período, sendo 475 no modal rodoviário e 260 no hidroviário. A operação contou com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); e da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explicou que a operação ocorreu sem grandes intercorrências que pudessem resultar em multas e outras medidas administrativas.
O gestor atribui ao constante reforço das fiscalizações como o principal inibidor dos transportes clandestinos. E salienta que as multas aplicadas pela autarquia estadual variam de R$ 86,93 a R$ 4.636,42 (no caso de reincidência, o valor dobra).
Rufino Júnior reforça, ainda, que a população pode realizar denúncias por meio do número telefônico da Ouvidoria da Arsepam no (92) 98408-1799.
Rodoviário
No transporte rodoviário intermunicipal, 8.354 pessoas usaram o serviço para chegar a Manaus ou acessar outros municípios do estado.