A Comunidade do Purupuru, localizada na zona rural de Careiro Castanho, município distante 124 quilômetros de Manaus, recebeu uma ótima notícia em prol da educação. Isto porque o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) anunciou que as obras da escola municipal Darlison Azevedo de Lemos avançaram para mais de 90% de conclusão, graças à cobrança do parlamentar. A boa notícia foi revelada na última quinta-feira, 16, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Diante da tribuna, Wilker explicou que visitou o local no dia 18 de setembro de 2021, onde ficou constatado a situação de abandono da escola, orçada em R$ 1.323.734,48 e financiada por meio de recursos federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na ocasião, ao ser questionada por Barreto, a Prefeitura de Careiro Castanho informou que, teria recebido R$ 767.766,00 e que as obras estavam com 58,98% de execução, o que foi contestado pelo deputado à época, pois as imagens não condiziam com a porcentagem apresentada pelo Executivo Municipal. Assim, o deputado fez uma denúncia na esfera federal, processo determinante para a retomada da obra.
“Fico feliz em anunciar esta obra com 92% de conclusão, que vai atender mais de 6 mil habitantes lá do Purupuru. Fizemos uma denúncia formal no Ministério Público Federal, juntamos a tela do FNDE com 58% da obra paga, e agora o prefeito retomou as obras à força. É desta forma que a gente presta o nosso trabalho como oposição”, explicou Barreto, que chegou a encaminhar, em 11 de outubro daquele ano, uma representação no MPF-AM contra a Prefeitura Municipal de Careiro Castanho acerca da situação da escola e o grave desperdício do dinheiro público.
Por fim, Wilker reforçou que seu mandato está voltado para a fiscalização do dinheiro do povo, independentemente de qualquer esfera, e se colocou à disposição para receber denúncias que comprovem a má aplicação dos recursos públicos.
“Precisamos acabar com essa teimosia de que deputado estadual não pode falar de assunto federal nem municipal, como se o agente político e qualquer cidadão não tivessem o direito de fiscalizar. Informo aos amigos da capital e do interior que se tiverem informações de obras inacabadas, envie para este deputado para que eu possa fazer o devido rastreamento, de como está a sua execução e qual a gestão”, finalizou.
Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351Texto: Dayson Valente