Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Novos relatórios da Cosama e FVS-RCP confirmam a permanência do problema de contaminação da água em Parintins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Novos relatórios da Cosama e FVS-RCP confirmam a permanência do problema de contaminação da água em Parintins

04/12/2023
Compartilhar

Os levantamentos, mais recentes, foram feitos nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em pontos estratégicos da cidade

Foto: Divulgação/Cosama

Novos relatórios de acompanhamento da qualidade da água dos poços que abastecem a cidade de Parintins (a 369 km de Manaus), realizados no final de novembro, apontam a permanência dos problemas identificados em agosto, pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS): contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração. Em decorrência disso, o pH da água apresenta acidez elevada, fora dos padrões recomendados para o consumo humano.

As análises, conforme relatório das equipes técnicas da Cosama e FVS, não detectaram a presença de resíduos que apontem que venha sendo feito tratamento com cloro, uma exigência em captação subterrânea, estabelecida pela Portaria GM/MS 888. Nas coletas realizadas, o índice de cloro na água foi zero, indicando que esse tratamento não é realizado. Os resultados são preocupantes, afirma o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle. Segundo ele, são necessárias medidas urgentes e imediatas e o Governo do Estado já se prontificou a ajudar a Prefeitura a solucionar o problema.

Os novos relatórios foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão ao qual a Cosama é vinculada. Também serão enviados à Prefeitura do município e aos órgãos competentes. Em Parintins, as ações de saneamento são executadas por empresa municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Os relatórios apresentados são de coletas realizadas nos dias 27, 28 e 29 de novembro deste ano, com análise de parâmetros físico-químicos e presença de metais, em pontos estratégicos da cidade, como pontas de rede, poços tubulares, instituições públicas (escolas, hospitais, creches etc.), bumbódromo, aeroporto, feiras e residências unifamiliares.

As visitas técnicas para acompanhamento da qualidade da água em Parintins foram designadas pela Diretoria de Operações (Diop) da Cosama. Primeiramente, foi realizada a instalação dos equipamentos que compõem o laboratório, no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI), bem como os materiais para as análises. Na sequência, as equipes, compostas por biólogo, geólogo, engenheiro químico e outros profissionais, realizaram o mapeamento dos pontos de coleta. As coletas foram realizadas durante o dia.

No dia 27, a coleta da água foi feita em 18 pontos da cidade. Em todos eles, o pH, que deve estar entre 6 e 9, ficou abaixo do desejado – no máximo, chegando a 3,87. A presença de nitrato, nesse dia, foi registrada em todos os pontos de coleta, em alta concentração. O nitrato é uma substância que indica a contaminação da água por resíduos de esgoto. O máximo permitido é de 10 mg/litro. Os valores identificados ficaram entre 23,02 e 202,80. A contaminação por alumínio também é evidente. A presença dele deve ser de até 0,2 mg/l. Só três pontos de coleta apresentaram normalidade nesse item. O restante ficou acima, chegando a 0,49 mg/l.

No dia 28, a coleta foi realizada em 10 pontos da cidade. Em todos eles, o pH ficou abaixo de 6, entre 2,3 e 3,75, indicando alta acidez, muito além do satisfatório. Foi constatada a contaminação por nitrato, ficando na faixa de 100 mg/l. O poço tubular 4 apresentou o nível preocupante de 253,5 mg/l. O metal alumínio também se manifestou em valores muito elevados, com resultados acima do padrão, na faixa de 0,40 mg/l.

No dia 29, mais uma vez foi constatada a contaminação por nitrato, com resultados na faixa de 100 mg/l. Os níveis alcançados na Escola Estadual Tomazinho foram de 238,0 mg/l, um dado extremamente preocupante, segundo o gestor da Cosama. O alumínio também apresentou valores elevados, acima do padrão determinado pela portaria, ficando numa média de 0,50 mg/l. O pH ficou na faixa de 4,0, indicando elevada acidez. Nesse dia, conforme a leitura realizada, dois pontos de coleta apresentaram resultados em desacordo para coliformes fecais.  

Alerta

O primeiro alerta da Cosama sobre a qualidade da água em Parintins foi dado no “Relatório Sintético – Situação do Poços de Parintins/AM”, assinado pelo órgão e pela FVS, em agosto deste ano. O relatório apresentou o diagnóstico dos poços subterrâneos administrados pelo Saae, no município. Identificou a contaminação de 22 dos 26 poços que abastecem a cidade, com concentração altíssima de poluentes, como amônia, manganês, ferro e, os mais graves, nitrato e alumínio, bem como a presença de coliformes totais e fecais. Ou seja, mostrou que a água é imprópria para o consumo.

O documento recomenda medidas emergenciais e imediatas para a solução dos problemas. O relatório foi encaminhado à Prefeitura do município, ao Ministério Público do Amazonas, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas, Tribunal de Contas do Estado, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Parintins.

Em novembro o governador Wilson Lima se colocou à disposição da Prefeitura de Parintins para ajudar no que for preciso, para melhorar o serviço de tratamento e abastecimento de água da cidade. O governador apresentou a disponibilidade ao prefeito da cidade, Bi Garcia, e destacou que o Estado pode administrar o sistema, por entender que o município não tem condições financeiras para realizar o trabalho.

Todo o fornecimento público de água para consumo humano em Parintins provém de captação subterrânea (Aquífero Alter do Chão), sob a responsabilidade do Saae, que conta com 28 poços tubulares em operação.

A ideia do Governo do Amazonas é que o trabalho seja coordenado pela Sedurb e Cosama e o Saae necessita passar por uma imediata intervenção técnica.

A contaminação dos poços que abastecem a cidade foi tema de Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no município, na última sexta-feira (1º/12). A audiência foi realizada a pedido do presidente da Comissão de Geodiversidade, Minas, Gás, Energia, Recursos Hídricos e Saneamento da Aleam, deputado Sinésio Campos. Durante a audiência, o Saae admitiu os problemas, que atestam que a água fornecida para a população é imprópria para consumo humano.

O deputado Sinésio Campos observa que estudos de 2005 já mostravam problemas na qualidade da água de Parintins. Em 2018 a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apontou novos problemas. Em 2019, a Aleam fez uma Audiência Pública para discutir a questão. Nesse mesmo ano, relatório do Serviço Geológico do Brasil também apontava a contaminação dos poços. “Isso é um risco para a população, já que essa contaminação leva a problemas de saúde, que vão desde a diarreia até o câncer. Queremos encontrar uma solução definitiva”, afirmou Sinésio Campos, na audiência realizada em Parintins.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, Parintins, SECOM
Redação Informe Manaus 04/12/2023 04/12/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Seas reforça rede de proteção em Parintins com ações de combate ao trabalho infantil e exploração sexual

30/06/2025
Governo do Amazonas

SSP-AM atende mais de 1 mil pessoas com a emissão da Carteira de Identidade Nacional no município de Boca do Acre

30/06/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 277 vagas de emprego para esta terça-feira

30/06/2025
Governo do Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama atendeu cerca de 600 mil pessoas durante o festival

30/06/2025
Governo do Amazonas

Adaf adia obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em Apuí

30/06/2025
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Mais de 10 mil pessoas visitaram os espaços com ações do Prosai

30/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus