Subindo incríveis 26 postos entre 100 cidades, Manaus atualmente é a terceira no ranking das melhores para se fazer negócios no comércio, segundo dados da Urban Systems, publicados pela revista Exame, comparando-se os anos de 2021 e 2022. A capital amazonense fica atrás apenas de São Paulo e de Barueri (SP), deixando centros urbanos como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE) para trás.
No ano passado, a capital amazonense estava na 29ª colocação. Com um saldo de 7.434 empregos na área do comércio em 2022, Manaus reduziu os impactos da pandemia em um dos setores mais afetados pela crise sanitária mundial, e a gestão do prefeito David Almeida impactou diretamente no resultado positivo.
Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo esta a 9ª edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui analises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento.
“A Prefeitura de Manaus fez ações de cuidado e segurança para garantia da vida, da saúde e para vacinação da população, mas não deixou de realizar investimentos que promovessem a economia, o comércio e o setor de serviços, mobilizando secretárias e ações para deixar o ambiente municipal positivo e propício a novos negócios e ampliações. Tudo isso é importante para empresários e empreendedores”, comentou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.
Destaque em serviços
O recorte da 9ª edição do ranking Urban Systems foi feito com dados referentes até outubro do ano passado, e Manaus também teve outro destaque na classificação das melhores cidades para fazer negócios em serviços, ficando na 10ª posição, subindo cinco posições entre 2021 e 2022. A capital amazonense ficou à frente de outras grandes cidades como Curitiba (PR), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Belém (PA).
“Nossa equipe é aguerrida, técnica, qualificada e produtiva, exercendo suas funções com desempenho e compromisso determinados pela gestão David Almeida. Seguimos superando metas”, completou Valente.
Desburocratização com qualidade e projetos, plataformas digitais e tecnológicas, classificação de riscos de obras e incentivo à gestão cada vez mais integrada são instrumentos que permitem à Prefeitura de Manaus avançar para receber novos negócios e reduzir tempo para licenças. De janeiro a dezembro de 2022, o Implurb recebeu 6.445 novos processos na Divisão de Aprovação de Projetos (Diap).
Licenciamento
No mesmo ranking, que analisou, ainda, as melhores cidades para negócios imobiliários, Manaus ocupou a 4ª posição entre 100 localidades brasileiras, perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Os números mostram que os investimentos assertivos da Prefeitura de Manaus em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por este resultado. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.
Em 2022, o Implurb licenciou 1.190.677,97 metros quadrados de área com novos alvarás de construção, expedindo 882 certidões para o mercado da construção civil.
Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida.
— — —
Texto – Claudia do Valle / Implurb
Foto – Arquivo / Semcom