Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: No Dia do Artista Pintor, Secretaria de Educação destaca projeto de inclusão por meio da arte
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

No Dia do Artista Pintor, Secretaria de Educação destaca projeto de inclusão por meio da arte

06/05/2023
Compartilhar

Idealizado para proporcionar a inclusão de alunos neurodivergentes por meio da arte, o projeto “Fazendo Arte na Escola”, desenvolvido na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Marquês de Santa Cruz, no bairro do São Raimundo, zona oeste de Manaus, alcança a mais de 25 alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No Dia do Artista Pintor, comemorado nesta sexta-feira (05/05), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar destaca esta prática pedagógica da unidade de ensino.

O “Fazendo Arte na Escola”, que funciona de segunda a sexta na unidade de ensino, promove o aprendizado de técnicas de desenho por meio da matemática, com formas geométricas. O professor e idealizador do projeto, Marlan Vanderlei, que também ministra a disciplina de Matemática, explica que pensou na iniciativa após notar o aumento do número de alunos neurodivergentes nas salas de aula. 

“Depois da pandemia, observei um aumento significativo de alunos depressivos, ansiosos  ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em minhas turmas. Na maioria das vezes, eles possuem dificuldades de relacionamento. Por isso busquei, por meio da matemática, integrar esses estudantes de maneira mais prazerosa”. 

O professor destaca que a multidisciplinaridade da iniciativa é baseada no método de mediação da aprendizagem.

“O projeto também é fruto das minhas pesquisas de mestrado, onde trabalho com teorias do Socioconstrutivismo, de Vygotsky, e a Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Dessa maneira, proporcionamos um processo mais inclusivo”, finalizou Marlan Vanderlei. 

Artes, sonhos e expressão

Para o estudante Pedro Guilherme, de 12 anos, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental, o projeto o auxiliou a expressar melhor seus sentimentos junto aos colegas. 

“Para aqueles que têm ansiedade, depressão, a arte está sempre para ajudar, porque nos expressamos por meio dela. Quando estou no projeto, sinto alegria. A arte me trouxe vontade de viver mais, de aprender coisas novas. Quero levar comigo para sempre”. 

Já para o Júlio Cesar, aluno do 6º ano e diagnosticado com TDAH, o projeto fez com que a pintura fosse um dos momentos mais alegres dele na escola. O estudante também compartilhou que o seu sonho agora é se tornar desenhista profissional. 

“Eu não sabia desenhar, brincava com meus amigos de desenhar, mas não sabia. Hoje, uma das coisas que mais gosto de fazer é isso, minhas pinturas, brincar com arte. O meu favorito até agora foi um que fizemos com triângulos, o professor Marlan estava nos mostrando formas geométricas. Tenho vontade, agora, de ser desenhista profissional, ser pintor.”  

Museu Artístico

De acordo com o gestor da unidade, Crisanto Damião, o futuro do projeto é a criação de um museu artístico na unidade de ensino. Com a exposição das artes dos alunos por toda a EETI Marquês de Santa Cruz. O objetivo é deixar um legado para as próximas gerações do colégio. 

“Já mapeamos a estrutura da escola e iremos expor, em pontos estratégicos, a arte dos nossos alunos, tanto do projeto, como do nosso tradicional Festival Folclórico Marquesiano, que já vai para a 49ª  edição. Queremos que seja aberto a toda comunidade escolar, com visitações pelas obras”, explicou o gestor. 

A EETI Marquês de Santa Cruz atende a mais de 350 alunos da rede estadual, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, Estado do Amazonas, Manaus, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff yI5ZRz
Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 VCCUBB
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
bb44f389 64f5 4f24 b4fe 53dca9bd2a35 WPNs9v
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
d8cd541a bb23 49f2 b50c 5c0b3a210723 A7w0qK
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
b41cc722 5536 4d75 b868 b734cf2b3ac9 ETAN9i
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
Teatro Amazonas foto Lucas Silva 1 300x225 y0PCzm
AmazonasEducação

PIB do Amazonas cresce 3,27% em 2022, acima da média nacional

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus