Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: ‘Não vivo mais aprisionada’, relata vítima de violência doméstica que recebeu apoio da Sejusc
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

‘Não vivo mais aprisionada’, relata vítima de violência doméstica que recebeu apoio da Sejusc

02/08/2023
Compartilhar

Somente no primeiro semestre deste ano, o centro de referência e Apoio à Mulher, do Governo do Amazonas, já mudou a vida de mais de 3,5 mil mulheres

FOTOS: Arthur Castro/ SECOM

Liberdade e autonomia. É desta forma que a empreendedora que passou por situações de violência doméstica retrata a nova fase vivida, com apoio do Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream), da Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC). Somente no primeiro semestre deste ano, o centro de referência já mudou a vida de mais de 3,5 mil mulheres vítimas de violência doméstica.

Alicia de Matos, de 27 anos, é mãe de quatro filhos e, atualmente, faz curso profissionalizante de tranças e penteados no Cream. Alicia contou que, desde 2019, quando decidiu denunciar a violência doméstica sofrida pelo ex-marido, o Cream mudou a sua vida por meio dos cursos, entre os quais de maquiagem e design de sobrancelha.

“Foi através desse apoio e colo que fez com que eu me encontrasse e criasse asas para voar. Eu decidi o que eu queria para minha vida. O Cream vem abrindo as portas para mim através dos cursos. Ter a gratuidade é muito importante porque, às vezes, a gente não tem condições de pagar nessa área”, disse.

Hoje, Alicia é dona do próprio negócio. Após receber suporte especializado e se qualificar nos cursos viabilizados pelo Cream, em parceria com o Centro de educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), tornou-se empreendedora da área da beleza e transformou sua vida financeiramente e emocionalmente.

“Apesar de tudo o que eu passei, hoje, eu criei autonomia, independência financeira, minha mente é liberta, meu coração é liberto. Consegui virar uma árvore com frutos e não vivo mais aprisionada. Hoje, consigo falar sobre tudo que eu passei sem lágrimas nos olhos, superei a dor.  Tenho um relacionamento saudável, tenho filhos e posso dizer que sou muito mais feliz”, disse emocionada.

Cream

O Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) integra a REDE de serviços destinada à prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. E tem por objetivo o atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, contribuindo para seu fortalecimento e resgate da sua Cidadania.

A secretária titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa, ressaltou que o órgão atua por meio dos cursos de qualificação para que as mulheres possam empreender. Além disso, Jussara explicou que o Governo do Amazonas tem uma REDE de proteção envolvida, como o Cetam, a Secretaria do trabalho e empreendedorismo (Setemp), e as parcerias privadas que auxiliam essas mulheres.

“Boa parte dessas mulheres já tem uma função, já sabem, já participaram do mercado de trabalho. Em parceria com a Setemp, nós buscamos reintroduzi-las ao mercado para que elas possam ser independentes de seus companheiros. Porque hoje, comprovadamente, a maioria das mulheres que sofrem agressão dependem financeiramente de seus companheiros”, explicou Jussara.

O acesso aos serviços do Cream PODE ser feito de duas maneiras distintas: por encaminhamento dos órgãos da REDE de proteção da mulher, como as Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DCCM), ou por demanda espontânea, quando a mulher vai diretamente buscar o apoio das equipes do centro.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio ao lado da escola Estadual Diana Pinheiro, localizado na avenida Presidente Kennedy, 399, bairro Educandos, zona sul de Manaus.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Economia, Educação, Educação Tecnológica, Empreendedorismo, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Polícia do Amazonas prende suspeito de roubo qualificado que feriu criança de 8 anos em Alvarães

11/01/2026
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 146 vagas de emprego para segunda‑feira 12/01 com atendimento presencial na Galeria+ e postos

11/01/2026

Projeto Idoso em Movimento da Sejusc registra 139 mil atendimentos a partir dos 45 anos em 2025

11/01/2026
Governo do Amazonas

Agricultores familiares recebem orientações da Sepror para legalização da Asplamam em Manaquiri

11/01/2026
Governo do Amazonas

Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas

10/01/2026
Governo do Amazonas

Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada

10/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus