A programação de Natal do Governo do Amazonas movimentará espaços culturais, comunidades e municípios, gerando mais de mil postos de trabalho na economia criativa
O Largo de São Sebastião, emoldurado pelo Teatro Amazonas, recebe neste domingo (03/12), a partir das 17h, a celebração do Mundo Encantado do Natal, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O anúncio foi feito durante coletiva, nesta quinta-feira (30/11), no Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro de Manaus.
Sendo um dos eventos culturais mais aguardados pelo público, a celebração, com a parada natalina e a presença do Papai Noel, dá início a uma programação que contempla além dos espaços culturais da área central de Manaus, escolas, comunidades, igrejas e municípios.
Assim como todos os anos, o Mundo Encantado do Natal, gera oportunidades de trabalho e renda aos fazedores de cultura. Neste ano, considerando os efeitos da estiagem severa, a temporada natalina reforça a economia do estado, proporcionando mais de mil postos de trabalho diretos.
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, os fazedores da cultura se distribuem pelos bastidores da produção e ornamentação dos espaços culturais, espetáculos, apoio técnico e logístico, entre outras frentes essenciais para o funcionamento da cadeia produtiva cultural.
“A programação de Natal é geração de emprego não só para a classe artística, mas para muitos setores da economia criativa e até outros setores que são impactados diretamente a partir da nossa atividade. Além disso, a economia também será aquecida aqui na região do Centro com os visitantes que passarem pelas atrações”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.
Programação gratuita e diversificada
Visando aproximar as atrações artísticas da comunidade, nesta sexta-feira (1º/12), será promovida uma apresentação da Amazonas Band no Instituto Transformando Vida, na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. A partir das 19h, os músicos vão se apresentar aos alunos e à comunidade do entorno, o espetáculo “Transformando Pessoas para Transformar o Mundo”, que traz um repertório natalino composto por diversos ritmos praticados pela Amazonas Band.
No Largo de São Sebastião, de 3 a 23 de dezembro, uma programação semanal, composta por 80 espetáculos de música, dança, teatro e atrações circenses, será levada aos palcos do Largo de São Sebastião, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação e Parque Rio Negro. Além dos corpos artísticos do estado, mais de 240 contratações de artistas foram efetuadas para atender à demanda dos espaços.
Ainda no Largo, a Feira de Natal reunirá 168 empreendedores locais, distribuídos em 22 stands, dedicados à comercialização de artigos de decoração, moda, artesanato e alimentos.
Os corpos artísticos também entram no roteiro de apresentações em seis igrejas da capital, sendo a primeira delas, a da Matriz, Catedral Nossa Senhora da Conceição. No dia 6 de dezembro, às 18h, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos e a Madrigal do Amazonas apresentam o Concerto Natalino.
A tradicional Árvore de Natal será iluminada no dia 8 de dezembro, sendo o cartã