Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Violência doméstica – Mulheres recebem apoio nos CECFs
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Violência doméstica – Mulheres recebem apoio nos CECFs

13/10/2025
Compartilhar

violência doméstica é um tema que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Recentemente, os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci) têm desempenhado um papel crucial no combate a essa problemática. Durante esta semana, várias ações estão sendo realizadas em apoio à campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da violência contra as Mulheres”. Essas atividades incluem palestras de conscientização, rodas de conversa, exposição de cartazes e distribuição de material informativo, todos voltados para aumentar a conscientização sobre a violência doméstica e os maus-tratos.

Uma das atividades que se destacou foi a roda de conversa intitulada “Não quero ser a próxima”, realizada no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte. Esta roda foi conduzida pela assistente social Eliete Silva, que tem uma história poderosa e transformadora para compartilhar. Após sofrer várias formas de violência física e emocional, ela conseguiu superá-las por meio da educação e da formação profissional em serviço social. Eliete agora usa sua experiência para ajudar outras mulheres a reconhecerem os sinais de violência e a buscarem ajuda. Sua abordagem prática inclui uma busca ativa às mulheres que estão enfrentando situações de depressão e isolamento devido aos maus-tratos.

É fundamental que as mulheres que enfrentam a violência doméstica sintam-se apoiadas e acolhidas, como ressalta a diretora do centro, Elizabeth Maciel. Ela enfatiza que a sociedade deve estender a mão e acolher as mulheres, sem julgamentos. O desafio é ainda mais intenso para aquelas que, além da violência, enfrentam dificuldades financeiras que dificultam a saída de casa e a busca por ajuda. O rompimento do ciclo da violência é uma questão complexa que precisa ser abordada com empatia e compreensão.

Os CECFs estão promovendo outras ações em conjunto com a campanha, como palestras em diferentes localidades. No CECF Maria de Miranda Leão, por exemplo, foi realizada uma palestra do Instituto “As Manas”, focando na prevenção e no enfrentamento da violência contra as mulheres. Outra iniciativa no CECF Magdalena Arce Daou abordou o tema através de debates e palestras voltadas para a comunidade, destacando a importância da informação e do apoio mútuo. Além disso, o CECF André Araújo também participou ativamente, promovendo um encontro com representantes da Procuradoria da Mulher.

Os centros de convivência não param por aí e têm programadas mais rodas de conversa e atividades que visam envolver toda a comunidade na luta contra a violência doméstica. No CECF 31 de Março, por exemplo, uma roda de conversa será realizada, proporcionando um espaço seguro para que mulheres compartilhem suas experiências e busquem apoio.

As ações que estão sendo desenvolvidas vão além das palestras e rodas de conversa. O movimento internacional destaca a necessidade de medidas preventivas e de combate à violência doméstica. Isso inclui a sensibilização da população, orientações específicas para mulheres em situações de vulnerabilidade, atendimento psicossocial e a divulgação de canais de denúncia, como o Disque 100 e o 180. Além disso, as intervenções visam iluminar espaços públicos para aumentar a visibilidade da violência doméstica e engajar a comunidade na luta pelo fim dessa realidade.

A UNIÃO e o apoio são fundamentais para transformar a vida das mulheres que passam por tais situações. Por meio das ações realizadas nos CECFs, espera-se não apenas conscientizar, mas também empoderar essas mulheres, mostrando que elas não estão sozinhas e que há caminhos para a superação e recuperação.

Assuntos nesse artigo: #violencia, #violenciadomestica, #cecf, #assistenciasocial, #campanha, #conscientizacao, #rodasdeconversa, #empoderamento, #direitosdasmulheres, #apoioemocional, #prevencao, #denuncia, #servicosociais, #Cidadania, #atendimento psicossocial, #comunidade, #mau-tratos, #mujeres, #violencianomundo, #silvavoluntaria

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Denúncias, Educação, Governo do Amazonas, SECOM, Violência, Violência doméstica
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Aesop – Inovação em Vigilância de Saúde no Amazonas

17/10/2025
Geral

Atividades culturais – Circuito da Alegria na Zona Norte

17/10/2025
Geral

Prosamin+ – Destaque em infraestrutura na Holanda

16/10/2025
Geral

Cetam: 67.200 Vagas em Cursos Gratuitos Online

16/10/2025
Geral

Sustentabilidade: Prefeitura de Manaus em Fórum Nacional

16/10/2025
Geral

Segurança que Vem do Alto: O Poder da Fé

16/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus