Ajudar a reduzir os indicadores criminais no Amazonas é um dos objetivos do vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Daniel Almeida (Avante).
Durante a audiência pública da Comissão de Segurança, realizada no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, na manhã desta segunda-feira (27), Almeida foi enfático ao declarar que é preciso fomentar projetos que envolvam a comunidade, principalmente os jovens, para tirar Manaus da 21ª colocação entre as cidades mais perigosas do mundo.
“O esporte é uma ferramenta no combate às drogas. Isso é comprovado. Uma educação adequada é outro fator nessa luta. Tenho como meta fazer com que o índice de criminalidade diminua, para isso trabalharemos com projetos esportivos, com profissionais capacitados e com educação nas comunidades. Em breve, estaremos implementando esses projetos junto às comunidades”, declarou o parlamentar.
Daniel estuda fomentar os projetos em parceria com instituições do terceiro setor, que valorizem o esporte e a educação. “Tenho certeza que vamos ajudar a diminuir a criminalidade e fazer com que os jovens não sigam pelo caminho das drogas. Formaremos uma rede de proteção da família que vai funcionar”, declarou, fazendo mistério.
Audiências
Nos próximos dias, o parlamentar pretende anunciar as duas primeiras audiências públicas da Comissão de Política Sobre Drogas, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa. “Teremos uma reunião, em breve, na Assembleia e outra, possivelmente, em algum município próximo. Vamos atuar com muita força no combate às drogas. Queremos que as famílias tenham oportunidade de ser felizes”, contou Daniel.
Capital violenta
Manaus foi apontada como a 21ª cidade mais violenta do mundo em levantamento realizado pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad, Justicia y Paz”, do México. O estudo listou as 50 cidades com as maiores taxas de homicídios do planeta.
Entre os municípios brasileiros, a capital amazonense fica atrás somente de Mossoró/RN (11ª) e Salvador/BA, (19ª), sendo considerada pelo levantamento como a segunda capital mais violenta do Brasil.
Luciana Oliveira – (92) 99902-1517Texto: Anderson Silva