De propositura da deputada estadual Débora Menezes (PL), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), realiza nesta terça-feira, 13/6, a partir das 13h, no plenário Ruy Araújo, uma Sessão Especial, em comemoração aos 62 anos da maternidade Balbina Mestrinho, que serão celebrados na próxima quarta-feira, 14. Durante a solenidade, profissionais de saúde que atuam na unidade serão homenageados.
“A Balbina Mestrinho é uma maternidade referência em nosso Estado, e temos que valorizar os profissionais que atuam na unidade, auxiliando no nascimento de nossas crianças, assistindo aquelas que precisam de cuidados mais intensivos, colaborando com a formação dos demais profissionais que atuam na unidade”, avalia a parlamentar.
Referência
Localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, a maternidade Balbina Mestrinho conta com os serviços de referência, alto risco e risco habitual. A unidade foi inaugurada em 14 de maio de 1961, mas o nome foi substituído para maternidade Ana Nery em 1967. Em 1994, a unidade foi reinaugurada com o nome original.
A estrutura passou por uma ampliação de leitos e da capacidade de atendimentos, que saltou de 143 para 360 bebês por mês, com a inauguração de novos espaços. Entre as melhorias realizadas estão o Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI), estrutura voltada para o parto e atendimento humanizado, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), com 24 leitos, e a enfermaria de acolhimento humanizado de pacientes em situações de perdas neonatais.
Em atividade desde 2018, o Banco de Leite Humano (BLH) Fezinha Anzoategui possui 21 mães cadastradas como doadoras e, também, conta com a doação de mães internadas na maternidade. Em 2021, o BLH coletou 32 mil litros de leite que beneficiaram aproximadamente 500 recém-nascidos. Por mês, em média, 2.700 litros de leite são coletados e pasteurizados.
A unidade atualmente possui o Núcleo de Ensino e Pesquisa e o Núcleo de Educação Permanente, responsáveis pela realização de palestras informativas, capacitações para os servidores, oficinas de reanimação neonatal, método canguru e colocação e retirada correta de Equipamentos de Proteção Individual.