Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Lei do deputado Mário César Filho que garante interpretes de libras em repartições públicas é sancionada
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePolítica

Lei do deputado Mário César Filho que garante interpretes de libras em repartições públicas é sancionada

26/06/2023
Compartilhar

O deputado Mário César Filho teve vitória, após o poder executivo estadual sancionar a Lei 6.254/2023, de autoria do político, que autoriza a contratação de Intérpretes de Libras em repartições públicas, concessionárias e agências bancárias do estado do amazonas.
O texto sancionado determina que o número de profissionais capacitados será ajustado conforme demanda da repartição pública. Além disso, as agências bancárias situadas no estado deverão capacitar seus funcionários ou adquirir plataformas de acessibilidade que integre e supra essa função, voltados para comunidade surda.
“Eu estou muito feliz. Quero agradecer ao governador Wilson Lima, que foi sensível a causa e sancionou esse projeto de extrema relevância para comunidade surda. Você já imaginou uma pessoa com deficiência auditiva, chegando em um local e não ser compreendida? É isso que acontece com muitos surdos em nosso estado. Mas a partir de hoje, essa realidade vai mudar e pra melhor. É uma promessa de campanha que se torna realidade” destacou.

Nova Lei (6.254/2023)
A lei foi publicada no diário oficial do estado no dia 14 de junho e entra em vigor após 120 dias. O descumprimento PODE acarretar nas seguintes penalidades: Na primeira autuação o infrator será notificado para sanar a irregularidade em até 10 (dez) dias úteis;
Persistindo na infração, multa de 50 (cinquenta) salários-mínimos, a serem revestidos ao fundo estadual de Apoio à pessoa com deficiência, criado pela Lei Ordinária no 3.432, de 15 de setembro de 2009. Se, após 30 (trinta) dias da aplicação da multa, a situação irregular não for sanada, o valor da multa será dobrado.

Libras

A Libras é uma língua reconhecida por lei no Brasil e possui estrutura e gramática própria. E como muitas pessoas surdas dependem da Língua de Sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras em todos os lugares, principalmente, em repartições públicas e privadas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus reforça ações do turismo durante audiência pública na CMM

18/11/2025

Prefeitura de Manaus avança com obras de revitalização do campo 11 de Maio

18/11/2025

Prefeitura intensifica recuperação de drenagens no bairro Alvorada e reforça ações contra alagamentos

18/11/2025

Prefeitura inicia obra emergencial na avenida Constantino Nery após rompimento de drenagem

18/11/2025

Prefeitura de Manaus realiza encontro para fortalecer liderança e gestão escolar na rede municipal de ensino

18/11/2025

Manaus Previdência inicia auditoria para recertificação da ISO 9001:2015

18/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus