A iniciativa promove a inclusão digital e o acesso a novas tecnologias dos povos indígenas do Amazonas
O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), reforçou, nesta terça-feira (19/12), o compromisso com os povos tradicionais e a inclusão na era digital, através da assinatura de termo de doação de computadores para associações e comunidades indígenas. A entrega dos computadores foi realizada na sede da Fepiam, localizada na Av. Torquato Tapajós, com os representantes das entidades beneficiadas e diretores da fundação
“A inclusão digital é fundamental para o desenvolvimento dos povos indígenas. A tecnologia pode ajudar as comunidades a se comunicarem com o mundo exterior, acessar informações e desenvolver novas formas de geração de renda”, afirma o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.
No total, foram entregues 20 computadores para atividades administrativas indígenas, fortalecendo o desenvolvimento técnico de cada entidade e inserindo-se na era tecnológica.
“A Fepiam está comprometida em promover a inclusão digital dos povos tradicionais. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as comunidades a se desenvolver e a ser mais autônomas”, diz o diretor-administrativo e financeiro da Fepiam, Carlos Alexandre.
Os equipamentos beneficiam a comunidade Nações Indígenas; a coordenação indígena de Manaus e entorno; a comunidade Inemãnatã Apurinã; a Comunidade Indígena e de Moradores do Parque das Tribos – (Aimpat); o Movimento dos Estudantes Indígenas do Amazonas; a Associação Etno Ambiental Beija-flor; o Parque das Tribos; a Associação Raimundo Mura; a Organização de Lideranças Indígenas Mura de Careira da Várzea – (Olimcv); a Associação Indígena Kokama Imakaria Kiwitana; a Associação Indígena Ajuricaba Mura; a Associação Comunidade Wotchimaucu; o Instituto de Apoio aos Povos Originários do Amazonas – (Iapoam); a Associação Beneficente Intercultural Kokamas do Amazonas – (Abikam); a Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas; o Conselho Indígena Mura; a Associação Indígena de Multi Etnias do Amazonas; a Associação das Comunidades Indígenas Kokamas e a Associação Indígena Kokama Dois Irmãos.
“É uma iniciativa importante, pois contribui para o etnodesenvolvimento e autonomia, através da tecnologia”, analisa o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.