Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Idam inicia implantação de Unidade Demonstrativa de pecuária em PF
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Idam inicia implantação de Unidade Demonstrativa de pecuária em PF

10/02/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Área está preparada para o sistema que será pastejo rotacionado

FOTO: Divulgação/IdamO Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas, deu início a implantação da Unidade Demonstrativa (UD) de pecuária em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), instalada na Fazenda Boa Esperança, do produtor rural Edson Maciel. Os técnicos da Unidade Local do Idam no município fizeram o plantio do capim para pastagem dos animais em uma área preparada com mecanização e correção de acidez do solo e adubação fosfatada.

A coordenadora do projeto prioritário de pecuária do Idam, a zootecnista Maria das Dores Oliveira, ressalta que o preparo do solo é indispensável para a formação de uma boa pastagem.

“Essa área será piqueteada para adoção do sistema de pastejo rotacionado, que é caracterizado pela alternância entre período de pastejo e de descanso em cada piquete. O que possibilita maior aproveitamento da área, maior produtividade e menor compactação do solo”, destacou a técnica durante a visita na fazenda realizada nos dias 30 e 31 de janeiro.

Ainda segundo a zootecnista, os animais necessitam de alimento de melhor qualidade, isso significa que o capim deve ser consumido no ponto ideal. Pois dessa forma, aproveita-se melhor o alimento e diminui a eructação, reduzindo a emissão de metano, um dos gases do efeito estufa (GEE’s).

“Isso é um dos aspectos da pecuária sustentável, que é o objetivo do Idam. Levar o conceito e as tecnologias de pecuária sustentável para os pequenos agricultores e mostrar que é possível obter lucratividade superior aos sistemas tradicionalmente utilizados”, ressaltou.

O próximo passo será a subdivisão da área com cerca elétrica específica para esse fim e aguardar em torno de 120 dias até o capim estar pronto para o pastejo, só então os animais serão colocados no sistema e poderemos visualizar como funciona a U D com todos os componentes.

Sobre o IdamO Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de produção rural (SEPROR), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas como “agricultura familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, Presidente Figueiredo
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Programação do Natal em Manaus reúne cultura e economia criativa no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro

05/12/2025
Governo do Amazonas

10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (05/12), em 2015

05/12/2025
Governo do Amazonas

Hospital da Zona Leste do Amazonas recebe três crianças para broncoscopia vindas de Rondônia na noite desta quinta-feira

05/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina convênio do Asfalta Amazonas para recuperar 8,9 quilômetros de ruas em Borba

05/12/2025
Governo do Amazonas

Prosamin+ paga indenizações e auxílio moradia a nove famílias reassentadas da comunidade Sharp em Manaus

05/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia repasse de R$ 160 milhões do FTI para a saúde dos 61 municípios do interior

05/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus