Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Idam busca alavancar a cultura de pitaia no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Idam busca alavancar a cultura de pitaia no Amazonas

06/02/2023
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Conheça a história do produtor rural que deu início ao cultivo da fruta no estado

FOTO: Ártemis Cunha / IdamCom apoio do Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que oferta assistência técnica e extensão rural (Ater), iniciativa busca consolidar o Amazonas como um grande produtor e exportador de pitaia, devido às condições naturais que favorecem a produção durante o ano inteiro, diferente de outras regiões do país.

Com origem na América Central, a pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é cultivada no Amazonas desde 2015. A fruta de sabor adocicado é consumida in natura ou como ingrediente em receitas de doces e drinks. Esse aumento no consumo impulsiona a produção de pitaia no Amazonas, com grande perspectiva de gerar emprego e renda para mais produtores rurais do estado.

O produtor rural Cléber Medeiros é proprietário da Fazenda Toca da Pitaya, localizada no quilômetro 35 da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), a primeira e maior produtora de pitaia do estado. Hoje, a propriedade possui mais de 120 mil pés e conta com mais 60 mil em propriedades agregadas, somando uma produção mensal de 20 toneladas.

“Aqui em Manaus, nós conseguimos produzir pitaia o ano inteiro devido à iluminação, não é o calor, não é o sol, é a iluminação que favorece, enquanto no Sul, Sudeste e Nordeste tem inverno e a produção para porque a planta deixa de vegetar e, consequentemente, deixa de produzir o fruto”, explica o agricultor sobre as características favoráveis da produção local.

Início da produção

FOTO: Ártemis Cunha / IdamCléber morava nos Estados Unidos e veio para o Amazonas para fazer trabalho voluntário em áreas ribeirinhas. Ao ouvir os produtores rurais relatarem as dificuldades da agricultura local, devido aos períodos de seca e enchentes, nasceu a ideia de produzir pitaia, por ser um cacto altamente resistente ao calor e com boa produção na chuva.

“Como não havia como adquirir mudas, eu comprei duas frutas, extraí a semente e assim começaram as primeiras plantas. Em pesquisas, descobri que em outros países havia grandes produções de pitaia, enquanto o Brasil ainda engatinhava. Então, desde o início focamos em atingir a produção em alta escala e transformar Manaus na capital nacional da pitaia”, contou.

O início da produção, em 2015, enfrentou dificuldades na comercialização da fruta no mercado local, pois na época, a fruta era vista como exótica e era completamente desconhecida pelo público amazonense.

“A dificuldade foi apresentar uma fruta totalmente desconhecida, com aparência exótica, sabor inimaginável, onde nem a dona de casa nem a criança conheciam. Foi muito difícil colocar a pitaia no mercado. Começamos a produção com as sementes e pouco a pouco fomos introduzindo no mercado”, relatou o produtor.

Mercado consumidor

FOTO: Ártemis Cunha / IdamCerca de duas a três toneladas de pitaia são exportadas todos os meses para os estados de São Paulo e Roraima, enquanto a maior parte da produção é consumida no mercado local. Mesmo assim, o agricultor aponta que a fruta ainda é desconhecida pela população amazonense. Para os produtores rurais, isso representa um grande espaço para aumentar a produção e comercialização da pitaia.

“Ainda existe um mercado de 90% de pessoas que precisam ser alcançadas com a fruta e a nossa dificuldade é que ainda não temos produção suficiente. Também temos todas as certificações necessárias para fazer a exportação da pitaia, só que não há produção suficiente”, disse Cléber, que aponta a grande parceria com o Governo do Amazonas para fomentar a produção de pitaia no estado.

Além da comercialização da fruta in natura, o cultivo da pitaia proporciona ao produtor rural a extração de néctar das flores para produção de mel e, também, alimentação de animais com o talo da planta. Como todos esses atrativos, a produção de pitaia tem atraído mais produtores familiares interessados na cultura.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Governo do Amazonas, Itacoatiara, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura Telessaúde em Canutama e amplia atendimento para 16 especialidades médicas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

09/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus