Anúncio foi feito durante uma reunião com lideranças indígenas e deputados estaduais na Assembleia Legislativa
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Vanderlei Alvino, esteve na manhã desta quarta-feira (23/08), na Assembleia Legislativa do Amazonas, para uma reunião com deputados estaduais e lideranças indígenas para debater investimentos no setor primário. No encontro, o diretor-presidente anunciou a criação de uma gerência na estrutura da autarquia para o atendimento das populações tradicionais.
Participaram do encontro os deputados estaduais Roberto Cidade (UB), Delegado Péricles (PL), Sinésio Campos (PT), Doutor Gomes (PSC), George Lins UB), João Luiz e Thiago Abrahim (UB). Os parlamentares demonstraram preocupação com o desenvolvimento do setor primário.
Entre os temas da reunião foram tratados o fortalecimento da agricultura familiar junto aos povos indígenas e quilombolas; a reestruturação física das Unidades Locais do Idam no interior; capacitação continuada dos servidores; aquisição de implementos agrícolas, entre eles as casas de farinha mecanizadas, além de investimentos na estrutura do órgão.
Todas essas pautas são vistas como prioritárias pelo diretor-presidente Vanderlei Alvino. “Estamos em busca de colaboradores, pois entendemos que o setor primário amazonense é gigante e precisa da ajuda dos parlamentares para unir forças às ações do nosso governador Wilson Lima. Nossos deputados se mostraram sensíveis e já obtivemos boas respostas”, disse o gestor.
“O Idam irá criar uma gerência dentro da sua estrutura para tratar especialmente com os irmãos indígenas e quilombolas”, enfatizou Vanderlei Alvino.
Encontro
A reunião também contou com a presença de lideranças indígenas dos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Maués. O objetivo do encontro é fortalecer a agricultura nas comunidades indígenas.
Os caciques asseguraram o apoio às iniciativas que visam fomentar a agricultura e confirmaram que as primeiras reuniões realizadas pelos técnicos do Idam nos municípios, Lázaro Reis e Vicente Marques, foram bastante produtivas.