Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: ICSEZ Ufam realiza Oficina de fotografia junto às comunidades quilombolas do Andirá
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasEducação

ICSEZ Ufam realiza Oficina de fotografia junto às comunidades quilombolas do Andirá

26/05/2023
Compartilhar

“Foi um dia de imensa partilha de conhecimentos e experiências.  A ideia é que essas fotos, entre outras mídias que serão produzidas nas oficinas, ajudem a construir a narrativa de um povo cuja identidade faz parte da história do Amazonas e ainda hoje é silenciada”, destacou a professora Marina Magalhães, coordenadora do projeto Cidadania Digital

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do Projeto Cidadania Digital (ICSEZ/Ufam)

O projeto Cidadania Digital do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Parintins, promoveu, na tarde da última terça-feira, 23, em parceria com o Instituto Cultural Ajuri, a Oficina de Introdução à Fotografia na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri, em Barreirinha-AM.

Cidadania Digital – Etapa de campo

A oficina foi ministrada pelo professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo Marcelo Rodrigo, que introduziu conceitos básicos de fotografia para um público de 40 pessoas, de cinco comunidades quilombolas do rio Andirá, as quais integram a Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB).

A visita à comunidade inaugurou a etapa de campo da pesquisa Cidadania Digital e contou com a presença da coordenadora, professora Marina Magalhães, do bolsista de apoio técnico Sebastião Nascimento e dos professores Marcelo Rodrigo e Adriano da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Também estiveram presentes o artista visual Levi Gama, que em breve deve ministrar a oficina de quadrinhos na comunidade, e o presidente do Instituto Cultural Ajuri (INCA) Marcos Moura, que apresentou o projeto da Escola Afro-Amazônica e promoveu uma roda de conversa sobre a cultura negra na região.

Teoria e prática

A oficina foi dividida em dois momentos. O primeiro, mais introdutório e conceitual e o segundo, dedicado à prática da fotografia na comunidade. Os participantes vindos de Boa Fé, Ituquara, São Pedro e Trindade, além daqueles que moram em Matupiri, foram desafiados a fotografar o local de que mais gostam ou elementos tradicionais que traduzam o sentimento de pertencimento característico das comunidades quilombolas.

O professor Marcelo Rodrigo destaca que a oficina buscou entender o olhar dos quilombolas sobre as suas comunidades. “Foi uma experiência enriquecedora conhecer a riqueza cultural e as percepções visuais dos povos quilombolas do interior do Amazonas. Somos habituados a receber conteúdo midiático muito associado às visualidades dos povos indígenas amazônicos e pouco espaço é dado ao povo negro que também constitui as raizes amazônicas. Precisamos abrir mais espaços e novos olhares para essas questões”, avalia o membro do projeto.

Partilha de conhecimentos

Na ocasião, a coordenadora do Cidadania Digital realizou a apresentação do projeto aos membros das comunidades que integram a FOQMB.  No centro de encontros da Federação, a docente mostrou quais atividades serão desenvolvidas de forma colaborativa e esclareceu detalhes do projeto para todos, abrindo um diálogo em torno das demandas da comunidade.

“Fomos muito bem recebidos e acolhidos pela presidência da Federação e pelas comunidades envolvidas. Foi um dia de imensa partilha de conhecimentos e experiências”, relata a professora Marina Magalhães. “A oficina de fotografia superou as expectativas da nossa equipe em números de interessados. A ideia é que essas fotos, entre outras mídias que serão produzidas nas oficinas, ajudem a construir a narrativa de um povo cuja identidade faz parte da história do Amazonas e ainda hoje é silenciada”.

Sobre o Projeto Cidadania Digital

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Programa Humanitas – Edital 05/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Barreirinha, Educação, Estado do Amazonas, Parintins
Redação Informe Manaus 26/05/2023 26/05/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Amazonas

Suframa visita planta da Sakura no PIM

18/11/2024
Amazonas

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

18/11/2024
Amazonas

Suframa conhece trabalho da Hana Electronics

17/11/2024
Amazonas

Lei de Informática da Zona Franca de Manaus fomenta R$ 1,48 bilhão em investimentos e mais de 420 projetos de PD&I em 2023

14/11/2024
Amazonas

Fábrica da Chint no Polo Industrial de Manaus será inaugurada em março de 2025

14/11/2024
CETAMEducação

Alunos do Curso Técnico em Agropecuária de Silves realizam aula prática de manutenção de paisagismo

14/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus