Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Hemoam sedia evento inédito sobre segurança do paciente em ambientes hospitalares
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Hemoam sedia evento inédito sobre segurança do paciente em ambientes hospitalares

12/09/2023
Compartilhar

Fundação é a idealizadora do projeto que conta com a participação de quatro unidades hospitalares e apoio da FVS

FOTOS: Rafael Marques

Nesta terça-feira (12/09), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) sediou o 1º Roadshow sobre Segurança do Paciente no Amazonas. O evento inédito reuniu representantes de várias unidades hospitalares e instituições ligadas à saúde no Amazonas.

Com apoio da Fundação Vigilância em saúde (FVS), o evento itinerante é idealizado pelo Hemoam e envolve outras três unidades de Manaus: Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e o Hospital Delphina Aziz. O objetivo é compartilhar experiências exitosas em relação a protocolos de segurança visando o cuidado e bem estar do paciente.

A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, falou da importância do evento. “É um tema importante onde não apenas o paciente ganha, mas também o estado. Quando o cuidado ao paciente acontece sem eventos adversos, nós, além de fazermos um atendimento efetivo, reduzimos os custos e Podemos investir mais ainda no cuidado do paciente. Então essa política da segurança precisa ser implementada cada vez mais”, comentou.

FOTOS: Rafael Marques

Segundo dados do Anuário do Programa Nacional de Segurança do Paciente, 15% dos recursos hospitalares são destinados a erros e incidentes dentro das unidades.

O diretor técnico da FCecon, Marco Antônio Rocha, falou sobre os impactos do evento na rotina dos hospitais. “Os eventos adversos têm um enorme impacto na assistência e essas instituições participantes estão focadas na assistência, então esse tema é muito caro pra gente, é importantíssimo. É um evento inédito, agradeço a iniciativa do Hemoam e espero que em breve seja estendido para todos os hospitais”, afirmou.

A coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de saúde da FVS-RCP, Evelin Campelo, afirmou que as unidades participantes são referência na segurança do paciente. “A ideia é que o evento faça um compartilhamento entre hospitais que têm práticas positivas na segurança do paciente. Então as instituições que fazem parte da organização do roadshow agem como aglutinadoras das unidades de saúde, facilitando a comunicação nesse evento grandioso que trata desse tema tão importante”.

FOTOS: Rafael Marques

O evento também é uma celebração dos dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente e do Dia Mundial da Segurança do Paciente, que é 17 de setembro.

Os quatro hospitais que compõem o evento abrirão suas portas, com  programações exclusivas, para apresentar suas práticas de segurança do paciente e disseminar a cultura de segurança. A ação ocorrerá semanalmente em quatro datas, iniciando nesta terça-feira (12/09) e encerrando no dia 03 de outubro de 2023.

FOTOS: Rafael Marques
Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Espetáculo Cristo Ribeirinho reúne Balé Folclórico, Orquestra de Violões e solistas no Teatro Amazonas em versão amazônica

11/12/2025
Governo do Amazonas

Sejusc realiza caminhada no Centro de Manaus em defesa dos direitos humanos e encerra 21 Dias de Ativismo

11/12/2025

Pit Stop do Motociclista Legal inaugura ponto 24 horas e gratuito na avenida Itaúba em Manaus

11/12/2025
Governo do Amazonas

Marcellus Campêlo é eleito membro titular do ConCidades e representará o Amazonas nas decisões sobre desenvolvimento urbano sustentável

11/12/2025
Governo do Amazonas

Debate no Ipaam aborda legislação e práticas de mitigação na mineração no Amazonas durante expofeira de 30 anos

10/12/2025
Governo do Amazonas

Sepror promove 187 cursos de capacitação rural para produtores do Amazonas em 2025

10/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus