Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas fortalece parcerias internacionais e disponibiliza cinco novas chamadas para pesquisadores 
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas fortalece parcerias internacionais e disponibiliza cinco novas chamadas para pesquisadores 

20/09/2023
FAPEAM PESQUISAS FOTO ERICO XAVIER 2 1024x682 1
Compartilhar

Cinco Chamadas Públicas internacionais estão abertas na Fapeam 

FAPEAM PESQUISAS FOTO ERICO XAVIER 2 1024x682 1
FOTOS: Érico Xavier/FapeamFOTOS: Érico Xavier/Fapeam

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), tem fortalecido o incentivo à internacionalização e à cooperação interinstitucional, em âmbito nacional e internacional. Um exemplo dos investimentos nesta linha são as novas oportunidades destinadas para pesquisadores do estado, disponibilizadas através de cinco chamadas públicas internacionais lançadas neste mês de setembro. 

As ações são frutos da parceria entre a Fapeam, via Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em conjunto com a Comissão Europeia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Conselho Europeu de Pesquisa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Os editais irão apoiar projetos de pesquisa, inovação e de intercâmbio científico em diferentes áreas do conhecimento. Os pesquisadores interessados em concorrer, devem ficar atentos a todos os critérios e requisitos para participar, acessando o site da Fapeam (www.fapeam.am.gov.br) e em seguida a seção editais vigentes. 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destaca a importância das pesquisas colaborativas entre pesquisadores do Amazonas e de outros países. 

“São oportunidades efetivas ofertadas aos pesquisadores amazonenses em parceria com pesquisadores de outros países. Esse tipo de ação, apoiada pelo Governo do Amazonas, fortalece a pesquisa colaborativa, as produções conjuntas de novos conhecimentos, os Programas de Pós-graduação stricto sensu e a Política Estadual de CT&I do Amazonas”, comentou. 

O lançamento dessas Chamadas reforça o empenho da Fapeam em oferecer oportunidades aos pesquisadores do Amazonas, ao avançar em parcerias e articulações com organismos federais e agências internacionais, com o apoio do Confap, para fomento e incentivo ao desenvolvimento de CT&I no estado. 

FAPEAM PESQUISAS FOTO ERICO XAVIER 1 1024x678 1
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Sobre as Chamadas  

Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2023 –Resultado de parceria entre o Confap, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Europeu de Pesquisa – ERC da Comissão Europeia, a Chamada tem como objetivo de apoiar projetos de colaboração transnacional com pesquisadores que já recebem subsídio do ERC da Comissão Europeia, a fim de oportunizar que pesquisadores vinculados a instituições do Amazonas participem de intercâmbios científicos. Saiba mais em: https://tinyurl.com/5n9bdudu 

Programa Horizon Europe 2021-2027 – Lançado pela Comissão Europeia, em parceria com o Confap, com o CNPq, e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), financia projetos de pesquisa e inovação combater as alterações climáticas, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e estimular a colaboração em pesquisas. Saiba mais em: https://tinyurl.com/4xe7mjp5 

Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2023 sobre “Serviços Ecossistêmicos Hídricos”– Em conjunto com a Comissão Europeia busca desenvolver novos conhecimentos, por meio da pesquisa e implementação de novas soluções para governança, gestão e políticas baseadas em evidências que conduzam à mitigação, adaptação e resiliência crescente dos ecossistemas aquáticos e serviços ecossistêmicos para mudanças globais, focando em serviços ecossistêmicos para a segurança hídrica. Saiba mais: https://tinyurl.com/4sbhnm89 

Chamada MSCA-2022- Marie Skłodowska-Curie Actions–Staff Exchanges 2022 – Lançado pela Comissão Europeia, em parceria com o Confap, com o CNPq, e Finep. A Chamada tem como objetivo apoiar projetos de pesquisa e inovação através de intercâmbio com parcerias com universidades, institutos de pesquisa, empresas e outros parceiros, por meio de colaboração internacional. Saiba mais em: https://tinyurl.com/4c7ya38w 

Biodiversa+ 2023-2024 (BiodivNBS) – A Chamada em cooperação com Confap, Comissão Europeia e Rede Biodiversa+ visa apoiar projetos de pesquisa e inovação sobre biodiversidade, a fim de obter uma melhor compreensão dos pontos críticos e trade-offs, destacando os mecanismos de soluções baseadas na natureza. Saiba mais em: https://tinyurl.com/7hd22a7k

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SineAM2603 FotoJamilleSilva 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 236 vagas de emprego para esta sexta-feira

08/05/2025
Educacao Apoio Olimpiada Matematica Foto Euzivaldo Queiroz 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação destaca apoio a estudantes da rede estadual que vão participar da Olimpíada de Matemática no Japão

08/05/2025
palestra prato cheio foto bernardo ribeiro3 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre saúde e combate à violência infantil

08/05/2025
UGPE Bazarempreendedoras Foto TiagoCorrea 1 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas promove 4ª edição Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+

08/05/2025
Sefaz Reuniao do CATE com empresarios sobre regulamento do IBS Foto Arthur Castro
Governo do Amazonas

Foco na ZFM: Sefaz reúne setor produtivo e discute nova etapa da reforma tributária

08/05/2025
BOLETIM CHEIA WEB 2 1024x576 1
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (08/05)

08/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus