O ensino da língua francesa é oferecido pelo Estado na Escola de Tempo Integral José Carlos Mestrinho, zona sul de Manaus
Um total de 615 exemplares de Livros Didáticos de Língua Francesa foram entregues pelo governador Wilson Lima à Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) José Carlos Mestrinho, zona sul de Manaus, unidade que oferece o ensino bilíngue da Língua Francesa desde 2017. Os livros foram entregues durante o lançamento do programa ‘Amazonas + Alfabetizado’, nesta terça-feira (22/08), no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
Com o apoio deste material didático, o Governo do Amazonas estrutura e fortalece as escolas bilíngues e possibilita a melhoria das atividades pedagógicas exercidas no âmbito escolar, relacionadas às aprendizagens essenciais sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrindo portas para que os estudantes possam realizar, por exemplo, intercâmbios e oportunidades de trabalho no exterior.
“Os alunos não são simplesmente ensinados em um segundo idioma; eles têm uma formação curricular completa. Os idiomas são ensinados em ciências e também na área de matemática e ciências exatas. Portanto, os alunos saem com uma formação completa e estarão aptos a concorrer a qualquer tipo de titulação”, destacou a secretária de Educação, Kuka Chaves.
A Escola José Carlos Mestrinho se tornou referência em educação de qualidade para crianças e jovens. A unidade conta com 527 alunos, do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, e possui o Selo Internacional de Excelência do Ministério Francês de Educação, o LabelFrancEducation.
Para o gestor da instituição, tenente-coronel Andrey Barbosa, os livros didáticos devem aprimorar os estudos da língua francesa na escola.
“A chegada desses livros vai melhorar ainda mais o aprendizado, porque o aluno terá condições de acessar literatura em francês, respeitando a pedagogia de cada faixa etária. É muito bom estar recebendo isso; agradecemos ao Governo do Estado por ser sensível a isso e entender que é muito importante para o aluno progredir e ter fluência no idioma”, afirmou o gestor.
O Programa de Educação Bilíngue Português – Francês é desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria institucional com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras, e a Embaixada da França no Brasil.
Ensino Bilíngue
Atualmente, o Governo do Amazonas possui nove escolas com ensino bilíngue, atendendo a quatro mil alunos com os seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Japonês e Tukano (uma escola indígena). Em 2024, a intenção é implantar mais quatro escolas, atendendo seis mil alunos.
Outra novidade, é que três Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) que já possuem o Ensino Bilíngue para o Ensino Médio estenderão, também em 2024, para o Ensino Fundamental. São eles: Ceti João dos Santos Braga, Ceti Gilberto Mestrinho e Ceti Áurea Braga.
As escolas bilíngues são caracterizadas pela execução de um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O objetivo é proporcionar aprendizado por meio do acesso a outras culturas, fortalecer a formação do estudante com ênfase no atendimento às suas necessidades pessoais, acadêmicas e profissionais, de forma a enriquecer e diversificar o repertório de experiências.