Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta semana, o vereador Gilmar Nascimento (União Brasil), apresentou um Projeto de Resolução, solicitando a criação da “Medalha de Ouro Amazonino Armando Mendes”.
Segundo a proposta, a comenda será para homenagear personalidades visionárias e criativas que se destacam ou se destacaram com grandes feitos, como obras, serviços ou realizações imortais que contribuem para o progresso da cidade de Manaus.
Na justificativa do Projeto, Gilmar Nascimento, relatou a trajetória política de Amazonino, falecido no último dia 12 de fevereiro. Eleito pela população como prefeito, governador e senador pelo estado do Amazonas, no seu primeiro mandato, em 1983-1986, Amazonino regularizou invasões e urbanizou bairros.
Assumiu o Governo do Estado do Amazonas em 1987 e até 1990. Realizou grandes construções habitacionais como os conjuntos Renato Souza Pinto e Oswaldo Frota, além de vários núcleos residenciais.
No seu segundo ano de mandato na prefeitura, no período de 1993-1994, inaugurou o complexo da Praia da Ponta Negra, um dos cartões postais mais bonitos da cidade. Em 1994 deixou a prefeitura para assumir o segundo mandato de governador, quando construiu o Pronto Socorro João Lúcio e outros centros de atendimento.
Na área da educação, se destacou com a implantação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Disputou a sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez.
“Durante toda a sua vida pública, encontrou na defesa da ética uma de suas principais bandeiras, exercendo suas atividades, tanto na vida pública, como na privada com honra, moral, ética, idoneidade e honestidade”, declarou o vereador Gilmar Nascimento.
Texto: Assessoria do Vereador Gilmar Nascimento