Por Agência Amazonas
Durante dois dias, profissionais tiraram dúvidas e receberam orientações sobre as mudanças que deverão ser aplicadas nas turmas do segundo ano
FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e DesportoA Secretaria de Estado de Educação e Desporto encerrou, nesta sexta-feira (27/01), a primeira atividade formativa do ano, voltada para o Novo Ensino Médio (NEM). Durante dois dias, profissionais da educação das setes Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), participaram da ação que busca preparar e direcionar a equipe gestora para realizar, em um segundo momento, uma formação in loco aos professores das unidades de ensino que ofertam o NEM.
O NEM entrou em vigor nas escolas brasileiras, em 2022, para os alunos do primeiro ano. A previsão do Governo Federal é de que, até 2024, o novo formato de educação seja aplicado em todo o país.
A metodologia da formação foi realizada via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), por meio da equipe de formadores do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan).
FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e DesportoNa Escola Estadual Deputado Josué Neto, localizada no bairro Coroado, zona leste, a equipe gestora e pedagógica se reuniu para acompanhar a transmissão.
“Hoje a gente participa dessa transmissão como uma forma de mediar as interações entre gestão e corpo docente. O Ensino Médio entra numa nova fase e precisamos estar preparados para as mudanças que ocorrerão durante o ano letivo”, explicou a professora Nayara Brandão.
Professora Nayara Brandão. FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e DesportoNeste primeiro momento, a formação teve como tema “Principais Mudanças e a Construção da Matriz do Novo Ensino Médio”. Para a pedagoga Tháglea Reis, capacitar os profissionais da educação vai auxiliar o processo de transição do NEM.
“Os professores têm dúvidas, os pais têm dúvidas, os alunos têm dúvidas, e essa formação vem para, justamente, esclarecer alguns pontos cruciais durante esse processo de implementação da segunda fase do NEM”, finalizou Tháglea.
Pedagoga Tháglea Reis. FOTO: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto