Lançamento ocorreu no auditório da Escola de Direito da UEA
Promover a qualidade de vida aos servidores do Estado aptos à aposentadoria. Esse é um dos objetivos do Longevivendo, programa lançado pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na manhã desta quarta-feira (27/09), no auditório da Escola de Direito (ED) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Major Gabriel, 767, Centro.
O programa prevê a realização de cursos sobre saúde mental e projeto de vida, encontros em grupo e individual com abordagem psicológica. O Longevivendo é promovido pela FUnATI, em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) e UEA com apoio financeiro Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Inicialmente, as instituições beneficiadas serão: Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), Secretaria de Fazenda (Sefaz-AM), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Fundação Amazonprev, Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), além de Sead e UEA.
De acordo com o Dr. Euler Ribeiro, reitor da FUnATI, trata-se de um modelo inovador de preparação para a aposentadoria, permitindo aos servidores construir um projeto de vida e ampliarem seus conhecimentos sobre envelhecimento, direitos sociais e estratégias para um estilo de vida saudável.
“A preparação para aposentadoria é uma coisa indispensável. Fico feliz pois, se conseguirmos chamar a maioria das pessoas que estão aptas a se aposentarem, será um sucesso. Esse é um projeto pioneiro, realizado pelo Governo do Amazonas”, afirmou o reitor.
Segundo a coordenadora do projeto, a pesquisadora Maíra Mendes, o programa deve gerar dados para auxiliar os servidores, criando políticas públicas com os métodos utilizados no programa. “O problema não é se aposentar, é a forma como você lida com isso, como encara isso, e o Longevivendo surge para auxiliar essas pessoas”, disse a coordenadora.
O lançamento contou com a presença do Coral da FUnATI, entoando canções que enaltecem a região amazônica como: “Cabocla do Tarumã”, com arranjo de Nivaldo Santiago e “Lamento de Raça”, de Emerson Maia. No local, também estiveram presentes os representantes dos órgãos da administração pública envolvidos na realização do programa.