A 2ª edição do ‘Conexões educativas no Médio Solimões’ é amparada pelo Programa POP CT&I, da Fapeam
Em mais uma ação de popularização da ciência, o Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia a 2ª edição do “Conexões educativas no Médio e Alto Solimões”. A ação será realizada de 13 a 16 de novembro, nos municípios de Tefé e Uarini (a 523 e 565 quilômetros de Manaus, respectivamente).
O evento, amparado pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I, da Fapeam, tem como objetivo apoiar a popularização da ciência em celebração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para aproximar estudantes de escolas do interior do estado do Amazonas às experiências científicas nas diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o coordenador do evento, o pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Ayan Fleischmann, quatro pesquisas farão parte dos trabalhos, as quais formarão um almanaque de histórias em quadrinhos (HQ), abordando diferentes (HQs) temas: os mistérios dos louva-a-deus na Amazônia, aves das várzeas amazônicas no Médio Solimões, e a Amazônia das grandes cidades.
Metodologia
A distribuição e apresentação do material impresso são feitas por meio de oficinas em cidades e comunidades do interior do estado, preferencialmente em escolas rurais, onde os alunos são divididos em quatro grupos, para que cada um possa trabalhar uma história em quadrinho diferente.
“Nosso foco principal para a divulgação do almanaque são alunos do 6º ao 9º ano, não somente das escolas de comunidades rurais, mas também das escolas dos municípios da região do Médio Solimões”, disse.
Ayan Fleischmann ressalta que a divulgação de materiais educativos envolverá o formato impresso da revista com HQs, o digital, além da realização de audiodescrição das HQs visando à democratização do acesso e inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
O pesquisador aproveitou e destacou sobre a importância da Fapeam, que mais uma vez cumpre o seu papel com a oferta de editais para a popularização da ciência.
“Como coordenador de alguns projetos apoiados pela Fapeam, entendo que a Fundação exerce um papel fundamental no direcionamento das pesquisas e agendas científicas no Norte do Brasil. Isso faz da Fapeam protagonista nesses temas”, observou o pesquisador.
Pop CT&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I visa incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida (exceto para projetos da faixa D), prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana de Ciência e Tecnologia e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Confira a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I, que está disponível em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/