Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Estudantes da educação especial da Prefeitura de Manaus participam do projeto Academia Ambiental
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManausManchete

Estudantes da educação especial da Prefeitura de Manaus participam do projeto Academia Ambiental

29/03/2023
Compartilhar

estudantes da escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta quarta-feira, 29/3, de uma excursão ao Instituto Soka Amazônia, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. A iniciativa faz parte do projeto Academia Ambiental, uma das ações do “Manaus te quero verde”, lançado em junho de 2021, para ampliar a educação ambiental na Secretaria Municipal de educação (Semed).

A visita também faz parte da programação comemorativa, em alusão ao Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21/3. O passeio envolveu 21 estudantes, que estavam acompanhados de seus pais ou responsáveis, e proporcionou aos alunos um momento para vivenciar novas experiências, em contato com a natureza, além de conhecer sobre Manaus e os aspectos ambientais.

O assessor pedagógico do Ocas do Conhecimento Ambiental, Ewerton Nascimento, detalha que envolver a educação especial e educação não-formal em uma única atividade é essencial para possibilitar a formação comum, indispensável para o exercício da Cidadania.

“O projeto academia ambiental é uma parceria Semed com o Instituto Soka. Então, a cada quinze dias um grupo de alunos vem visitar o espaço. Hoje, nós estamos contemplando a escola André Vidal, que é a primeira escola de educação especial a participar do projeto neste ano”, declarou.

Experiências

Na oportunidade, os estudantes conheceram as diversas árvores da Amazônia, o Meliponário – local onde se produz e cria a abelha sem ferrão – Encontro das Águas e o Laboratório de Cultivo de sementes, conforme explicou o coordenador de educação ambiental do Instituto Soka Amazônia, Jean Dinelly.

“A ideia é realmente tirá-los daquela atividade fechada na escola e levá-los para um espaço aberto, onde tiveram uma aula de educação ambiental diferente. Dar essa oportunidade para esses alunos de ter um contato com o meio ambiente”, disse educador ambiental. 

De acordo com a pedagoga Silmara Almeida, responsável pelo grupo, a atividade segue as normas da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LBD), que determina o apoio e a socialização dos estudantes envolvidos nessa modalidade de ensino.

“Os nossos alunos precisam realizar atividades diferenciadas, Assim, trabalhamos a inclusão, fazendo com eles sejam cada vez mais parte da sociedade, conheçam espaços diferenciados que muitas vezes as famílias não têm condições de proporcionar. Uma oportunidade única aos nossos estudantes”, declarou.

Inclusão

No grupo, estava a professora Auxiliadora Azevedo, tia do estudante José Antônio, que aplaudiu a iniciativa, porque estimula os estudantes na integração escolar.

“Eu também não conhecia esse instituto. Então, quando a professora colocou para ele vir, eu fiz questão de trazê-lo para melhorar a questão da socialização. Como ele passou esses dois anos muito longe de todo este movimento de escola e de pessoas, então hoje é uma oportunidade para inserir ele novamente nisso”, compartilhou a responsável.

A alegria do estudante Hudrevyson Pires, 1° Fase B, turno matutino, 42 anos, encantou a todos. “O passeio tem as águas e as árvores. Estou gostando muito do passeio”, finalizou o aluno.

— — —

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAxEPa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Educação, Educação Ambiental, Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus