Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Estação de Tratamento Móvel leva água tratada para comunidades ribeirinhas em Tefé
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Estação de Tratamento Móvel leva água tratada para comunidades ribeirinhas em Tefé

20/10/2023
Compartilhar

O sistema faz parte do programa Água Boa e atenderá 10 mil pessoas por dia

Fotos: Alex Pazuello / SECOM

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Amazonas, entregou nesta quinta-feira (19/10) uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), do programa Água Boa, para atender comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). A entrega da estação faz parte da Operação Estiagem 2023.

Segundo o governador Wilson Lima, a estação tem o objetivo de reforçar o fornecimento de água potável em regiões que enfrentam as consequências da descida dos rios.

“Essa é uma balsa que vai ficar subindo e descendo nesse trecho do rio. E ela vai parar em alguns pontos para que a comunidade possa ir com sua rabetinha, levando seu garrafão e poder pegar água potável para consumir”, explicou Wilson Lima.

A estação tem capacidade para armazenar 10 mil litros de água, atendendo 10 mil pessoas diariamente. Ela foi instalada em uma balsa equipada para coletar água e realizar o tratamento.

Entre as comunidades beneficiadas com o programa Água Boa, está a de São Conrado, onde vivem 20 famílias. No local, os moradores já enfrentam dificuldades para conseguir acesso a água potável.

Devido à descida do rio Solimões, Edevaldo Seixas, 46, precisa atravessar o rio e caminhar mais 30 minutos para conseguir encher o garrafão de água.

“Agora tá muito difícil. Nós temos que ir na comunidade, lá em cima, ou então ir em Tefé pegar para trazer a água pra beber”, afirma.

Edevaldo diz, ainda, que a água da Estação de Tratamento vai facilitar a vida dos comunitários.

“Essa água é muito importante para nós, porque a água que nós temos aqui já não presta pro nosso consumo. Vai chegar em boa hora”, disse o morador.

Etam em Careiro da Várzea

O Governo do Amazonas também implantou uma Etam no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) para atender comunidades impactadas pela vazante.

A Estação de Tratamento de Água Móvel no município tem a capacidade de atender até 5 mil pessoas por dia com água potável. A estrutura está instalada em uma embarcação, atendendo diversas comunidades.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Careiro, Careiro da Várzea, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus, SECOM, Tefé
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SSP-AM e UEA promovem 1º Fórum Amazonense de Prova Pericial em Manaus nos dias 27 e 28 de novembro

24/11/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de Rita Mylena de Araújo Bezerra e pede informações sobre desaparecimento em Manaus

24/11/2025
Governo do Amazonas

Mutirão oftalmológico no Amazonas começa em 24/11 no Centro de Convenções com meta de 12.563 atendimentos até dezembro

24/11/2025
Governo do Amazonas

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios no Amazonas e registra 5.000 casos notificados até 22 de novembro de 2025

24/11/2025
Governo do Amazonas

Instituto Médico Legal de Manaus convoca familiares para reconhecimento e liberação do corpo de José Carlos Soares dos Santos

24/11/2025
Governo do Amazonas

Gepem aprova 391 educadores do Amazonas em curso de gestão da escola pública de ensino médio da Ufam

24/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus