Por Agência Amazonas
Início da Mobilização Social iniciou na Secretaria de Estado de Assistência Social
FOTOS: Lucas Silva/ SecomO Carnaval é logo ali e muita folia está prevista, mas é preciso manter a promoção e prevenção à saúde para evitar doenças mesmo nesse período. Diferentes instituições estaduais e municipais se reúnem, a partir desta sexta-feira (27/01), para o Esquenta do Bloco da Saúde com ações de mobilização social e educação em saúde nas instituições parceiras em Manaus.
A ação é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), e faz parte das ações de Educação em Saúde e Mobilização Social do estado.
A programação inclui ações na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e Comitê Estadual para Combate à Tuberculose, além da Assistência Ocupacional aos Soropositivos da Amazônia (Katiró).
De acordo com a gerente do Núcleo de Educação em Saúde da FVS, Amanda Alves, as ações incluem tornar disponível materiais educativos, como folders, cartilhas, cartazes sobre como se proteger das doenças, além de distribuições de preservativos para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
“Nós estamos realizando essa ação como uma alerta de prevenção e controle das doenças transmitidas por arboviroses. Desde 2018, é realizado essa ação de mobilização que acontece nas instituições, como é o caso da Seduc, que tem em todas as escolas a brigada, que funciona perfeitamente na eliminação de criadouros, mantendo a população livre de doenças transmitidas por Aedes aegypti”, disse.Também são realizadas intervenções com personagens de promoção à saúde, como mosquitos Aedes aegypti, transmissor de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), e personagens relacionados à doação de sangue pelo Hemoam.
A presidente da Associação dos Servidores do Hemoam, Paula Souza, ressalta que o estoque de sangue da Fundação está crítico, sendo necessária a doação da população.
“Nós estamos fazendo um chamado para sensibilizar as pessoas com o nosso esquenta de carnaval. Fazemos um apelo às pessoas que estejam bem de saúde, que possam fazer essa doação, porque estamos atendendo das 7h da manhã às 18h de segunda a sábado, porque nesse carnaval estamos precisando de muita doação”, explicou.
Programação
O início do Esquenta para o Bloco da Saúde ocorreu, nesta sexta-feira, na Seas. Os demais encontros estão previstos para ocorrer na sexta-feira (03/02), na Seduc; na sexta-feira (10/02), no Hemoam; e na sexta-feira (17/02), no Comitê Estadual da Tuberculose e Katiró. Todas as ações ocorrem em Manaus, capital do estado.
Demais parceiros
A iniciativa inclui a parceria dos seguintes órgãos: SES-AM, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Também são parceiros: Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta” (FUHAM), Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).