Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Escola do Legislativo: 17 anos formando e qualificando servidores públicos do Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePolítica

Escola do Legislativo: 17 anos formando e qualificando servidores públicos do Amazonas

28/01/2023
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) criou a Escola do Legislativo “Senador José Lindoso”, em 2005, para atender determinações da Constituição de 1988.  A finalidade é promover a capacitação de servidores públicos estaduais. São 17 anos de desenvolvimento de estratégias educacionais com vistas a garantir o pleno desenvolvimento dos servidores, qualificando-os de modo a melhor atender a população.
Oferecendo capacitação técnico-profissional aos servidores e incentivando a reflexão, produção e disseminação de conhecimentos sobre as práticas legislativas, a Escola colabora para interação entre a Assembleia Legislativa e os diferentes segmentos da sociedade.
Pautada em valores democráticos, na consciência ética, na educação, no comprometimento social, no respeito à pluralidade de ideias, na integração, na inovação e, sobretudo, na criatividade, ao longo destes anos,  a Escola realizou um total de 1.744 ações, entre cursos de capacitação, cursos de especialização, oficinas e palestras, alcançando mais de 72 mil pessoas, entre servidores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas e sociedade em geral.
Em 2011, foi instituída a Universidade do Legislativo Amazonense (Unialeam), para ampliar a qualificação dos servidores em nível de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu).
O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), destacou que em um mundo cada vez mais globalizado, dinâmico e que exige constante aprimoramento, é imperiosa a necessidade de encontrar caminhos e ferramentas de excelência. O parlamentar afirmou que, na Aleam, por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, é constante a busca por estabelecer mecanismos que corroborem para que os agentes públicos se aperfeiçoem nos processos e se tornem agentes multiplicadores de conhecimento. “É com orgulho que temos a Escola do Legislativo atuando em nossa instituição, promovendo cursos, palestras, programas e especializações que visam transformar a sociedade”, afirmou.

Programas
Os programas educacionais da Escola do Legislativo são pensados e elaborados pelo Conselho Escolar, órgão deliberativo que avalia programas e projetos de cursos e propostas de parcerias institucionais, define linhas temáticas e diretrizes de organização e funcionamento das áreas de estudos, pesquisas e editoração e é composto por membros da Escola do Legislativo, que estão na direção, coordenadorias e gerências, além de representantes do corpo docente e discente.
Entre os programas executados atualmente, destacam-se o Parlamento Jovem, que possibilita aos alunos da rede estadual de ensino a vivência do processo democrático mediante a participação de uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato, vivenciando o dia a dia de um parlamentar.
Tendo o objetivo de desenvolver temas voltados aos direitos humanos e garantias civis, suscitando o debate entre os participantes, o programa Educando pela Cultura, criado em 2017, aborda desde temas relevantes à sociedade até acontecimentos históricos por meio da aprendizagem cultural utilizando as ferramentas artísticas do teatro, música, dança, fotografia e cinema.
Com uma programação fixa no Calendário anual, o Educando pela Cultura possui atividades durante a campanha Setembro Amarelo, contra o Feminicídio, o Prêmio Nestor Nascimento, a Premiação de Direitos Humanos, além de temas recorrentes como a abolição da escravatura, o combate à discriminação racial e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a promoção da saúde mental, e a segurança alimentar. O programa mobiliza todos os servidores da Escola do Legislativo, bem como servidores e membros de instituições educacionais parceiras.
Do Programa Educando pela Cultura nasceu o Programa Educando Pelo Amazonas, que tem a mesma proposta, em uma dimensão ampliada, atendendo aos municípios da região metropolitana e algumas cidades-polo.
A intenção é levar cidadania, direitos civis e humanos e segurança pública ao Amazonas profundo.
Para saber mais, acesse www.aleam.gov.br/escola-do-legislativo.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Educação, Roberto Cidade, Segurança Pública
Redação Informe Manaus 28/01/2023 28/01/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus inaugura sala de recurso na creche Maria Aparecida Silva Dantas 

22/05/2025

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus