O Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema de uma Tribuna Popular, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quarta-feira (03/05). Para debater o assunto com os parlamentares estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O secretário Eduardo Lucas, juntamente com a subsecretária Graça Prola, reforçaram a importância do enfrentamento à exploração sexual de menores e os trabalhos que desenvolvem frente à Semasc para combater essa prática de crime.
Durante o debate, o vereador Peixoto (Agir) enfatizou que o assunto é amplamente trabalhado entre os parlamentares.
“Todos nós devemos ser responsáveis em combater a exploração sexual, contra a criança e adolescente e que esta Casa deve fazer o seu papel. Então como devolutiva, como prestação de contas para toda a sociedade, esta Casa sim tem feito o seu papel e tem apresentado vários projetos de lei nesse sentido”, afirmou o vereador.
Ainda durante a Tribuna, o parlamentar destacou o Projeto de Lei n. 616/2021, intitulado como “Escola que cuida”, que visa a implementar, em toda rede municipal de ensino, da inclusão no currículo apropriado para a idade dos alunos, material e palestras para a prevenção do abuso sexual infantil.
“Eu, pessoalmente, tenho aqui em tramitação o projeto “Escola que cuida”, que com uma linguagem apropriada, com conteúdo apropriado e dentro do ambiente escolar possa ser feito uma conscientização, com a criança e com o adolescente, para que possam ter palestras e um conteúdo que, caso ela seja uma vítima, possa reconhecer possíveis abusos contra si”, completou Peixoto.
Texto: Carina Amazona – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson Olliver