Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Em Manicoré, Idam participa de mutirão para retificação de CAR
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Em Manicoré, Idam participa de mutirão para retificação de CAR

26/09/2023
Idam Mutirao de retificacao de CAR2 Foto Kevyn Sousa Idam 1024x683 1
Compartilhar

Durante a ação, 120 produtores familiares serão beneficiados com a regularização ambiental, entre os dias 2 e 6 de outubro

Idam Mutirao de retificacao de CAR2 Foto Kevyn Sousa Idam 1024x683 1

Em Manicoré (a 332 quilômetros da capital), o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e outros órgãos, promove uma ação integrada de retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com objetivo de apoiar a regularização ambiental no sul do estado e beneficiar produtores familiares do município.

A ação será realizada entre os dias 2 e 6 de outubro, na Unidade Local (UnLoc) do Idam em Manicoré. Ao todo, 120 produtores que possuem notificações relacionadas ao processo de análise do CAR serão beneficiados. O atendimento também será aberto aos agricultores que possuem até quatro módulos fiscais.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destacou que o mutirão faz parte do Plano Operativo Anual (POA) do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, do qual o instituto faz parte. O objetivo da atividade é garantir a retificação do documento que é obrigatório para os agricultores rurais declararem suas informações quanto às áreas de reserva legal.

“O CAR é importante para que produtor rural possa se planejar quanto ao uso da propriedade, mantendo, assim, a área de reserva e garantindo a regularização ambiental. Com determinação do governador, o Idam tem atuado em parceria com os outros órgãos para emitir e retificar o documento e, dessa forma, beneficiar o nosso produtor rural”, disse o diretor-presidente.

Serviço

Os interessados devem comparecer à Unidade Local do Idam, das 8h às 17h, entre os dias 2 e 6 de outubro, com documentos pessoais (RG e CPF), documento de terra (se houver), recibo do CAR, comprovante de residência e planta da propriedade em mãos.

Além de regularizar o CAR, os beneficiários também poderão acompanhar seus processos de regularização fundiária e titulação nos projetos de assentamentos junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O mutirão conta com a participação do Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal de Manicoré e Cooperação Alemã para Desenvolvimento Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeith (G.I.Z.).

Sobre o CAR

A inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais do país e constitui-se no primeiro passo para a regularização ambiental, além de dar o acesso dos produtores a benefícios previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).

O CAR auxilia a vida do produtor rural que pretende obter licenças ambientais, facilita acesso ao crédito agrícola e a outros programas do governo. O cadastro garante, ainda, a isenção de impostos para os principais insumos e equipamentos, entre outros benefícios. 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Amazonas, Governo do Amazonas, Manicoré, Meio Ambiente, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM OPERACAO de FISCALIZACAO CRED Detran AM 1 771x1024 1
Governo do Amazonas

Fiscalização: Operação do Detran-AM registra 41 autuações e 10 remoções por infrações de trânsito

22/05/2025
PC AM 158 QUILOS DE PASTA BASE DE COCAINA APREENDIDOS FOTOS ERLON RODRIGUES 4 814x1024 1
Governo do Amazonas

PC-AM causa prejuízo ao crime organizado com apreensão de pasta base de cocaína avaliada em R$ 12 milhões

22/05/2025
SEDECTI CAS SerafimCorrea BrunoLeao 1 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sedecti apresenta preocupação sobre a produção de ar condicionado em Manaus durante a 319ª reunião do CAS

22/05/2025
Filhotes de onca pintada durante avaliacao com medica veterinaria no Cetas Foto 2 Ipaam Arquivo 1024x576 1
Governo do Amazonas

Noventa animais silvestres são resgatados pelo Ipaam de janeiro a maio

22/05/2025
cultura bienal das amazonias foto aguilar abecassis secretaria de cultura e economia criativa 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Bienal das Amazônias celebra diversidade artística com olhar sobre as águas

22/05/2025
Acao em Tapaua 3 1024x682 1
Governo do Amazonas

ADS entrega materiais e equipamentos para fomentar a produção rural em Tapauá

22/05/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus