A última prisão registrada, na terça-feira (19/12), foi de um homem que estava foragido desde 2021
Equipes do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Mello (IIACM) prenderam, na terça-feira (19/12), Benjamin da Silva e Silva, de 42 anos, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Compensa, na zona oeste de Manaus, após o homem solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O suspeito estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de porte ilegal de arma.
Esse é o terceiro caso de cumprimento de mandado de prisão, no período de oito dias, contra pessoas que possuem pendências na Justiça e que solicitaram o documento.
Depois que ele solicitou a emissão da CIN, os servidores do Instituto de Identificação realizaram uma consulta no sistema interno da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Durante o procedimento foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra Benjamin, desde o dia 28 de abril de 2021.
O trabalho investigativo contou com o auxílio de investigadores do 21° Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Após receber voz de prisão, o homem foi encaminhado para o 21° DIP.
Outros casos
No dia 11 de dezembro, Guilherme Rage da Silva foi preso no PAC do bairro São José, na zona leste de Manaus. Ele é acusado pelo crime de roubo, com mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário em novembro de 2022. Na ocasião, a prisão foi efetuada no momento que o indivíduo se dirigia ao local para receber o documento.
E na segunda-feira (18/12), um outro homem que estava sendo procurado foi detido por agentes do Instituto de Identificação que atuam no PAC do Studio 5. Gilmar da Silva Peixoto também responde pelo crime de roubo e estava sendo investigado pela PC-AM.