Nesta quarta-feira (12/04), o vereador Alonso Oliveira (Avante), apresentou, em Brasília (DF), em parceria com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), para o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, a Indicação n°233/2023, de autoria do parlamentar, que trata da realização de um “Mutirão Emergencial”, para zerar a fila de espera dos segurados que aguardam a realização de perícia médica no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em Manaus. A Indicação ao chefe do Poder Executivo Federal, prontamente, foi acolhida pelo secretário.
Durante o encontro, o vereador também sugeriu alterações nas Leis n°8.213/91 e n°8.742/93, que trata da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são os benefícios para se estender às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e com síndrome de Down.
De acordo com o vereador, a redução de médicos peritos têm gerado demora nos resultados dos benefícios, ocasionando, também, uma espera de 8 meses para realização da perícia médica na capital amazonense.
“Fizemos essa indicação ao presidente da república, e, hoje, já despachamos com o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, para fazermos esse esforço conjunto, estado e município, onde estamos propondo a perícia televisiva para zerar a fila de espera do INSS em Manaus. Agora, a partir desse alinhamento que tive com eles, em um curto espaço de tempo, teremos uma pronta-resposta da União em parceria com o município de Manaus” explicou Oliveira.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, conta que será realizada uma parceria para acelerar a análise dos requerimentos para zerar a fila do INSS, na capital amazonense.
“É um compromisso do presidente Lula e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, zerar essa fila do INSS e o vereador deu boas dicas e recebeu também informações importantes, por parte do ministério, de ações que já estão sendo tomadas, de modo que temos uma esperança de, em breve, a gente consiga agilizar esse processo, zerar as filas tanto no Amazonas quanto em todos os estados do Brasil”, finalizou o secretário-executivo.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do vereador