O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), inaugurou, nesta quarta-feira (08/03) a galeria ‘Mulheres no Parlamento’. O espaço, que foi montado no Memorial da CMM, é uma homenagem às 31 vereadoras que já passaram pelas cadeiras do Legislativo Municipal. Durante a cerimônia de inauguração, Caio André classificou a homenagem como uma questão de justiça.
“É uma justiça que se faz às mulheres vereadoras, as pioneiras, que deram a oportunidade para que outras mulheres possam estar na política. Elas precisam crescer ainda mais na política e ampliar a participação delas. É uma luta de gênero, e nós temos que nos curvar diante da participação delas”, pontuou o presidente da CMM.
O presidente inaugurou a galeria acompanhado das quatro parlamentares da 18ª Legislatura, as vereadoras Glória Carratte (PL); Professora Jacqueline (União Brasil); Thaysa Lippy (PP) e Yomara Lins (PRTB).
A criação da galeria foi proposta pelo vereador João Carlos (Republicanos). Para o parlamentar, a iniciativa tem o objetivo de incentivar uma maior participação das mulheres no Legislativo Municipal.
“Nós, com essa representatividade, mostramos para a sociedade que precisamos ter mais mulheres atuando também no parlamento. Hoje, graças a Deus, nós temos quatro, mas precisamos de ainda mais mulheres no parlamento, porque o exercício que elas têm contribui, e muito, com todos os temas que são tratados na Casa”, disse João Carlos.
“Fico muito feliz que todos os vereadores, de maneira unânime, e também o presidente, de uma forma muito célere, logo atendeu a essa propositura para que nós pudéssemos inaugurar este espaço no Dia Internacional da Mulher”, concluiu o parlamentar.
Ex-vereadora por dois mandatos (1993-1996/1997-2000), Aninha Nascimento, esteve presente na Câmara hoje para conferir de perto a homenagem. Emocionada, a ex-parlamentar se disse surpresa e comemorou por ter seu trabalho reconhecido ainda em vida.
“Me sinto muito feliz. Para mim foi uma surpresa saber que o vereador teve a sensibilidade de homenagear as mulheres, e isso é muito gratificante. Chegamos aqui com muito sacrifício e fico muito emocionada e agradecida”, comemorou.