O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), prestigiou o jantar beneficente da imagem peregrina de Senhora Sant’Ana, padroeira do município de Óbidos-PA. O Jantar de Sant’Ana, que iniciou com uma celebração presidida pelo padre Emmanuel de Andrade, ocorreu neste sábado (10/06), no Salão dos Espelhos, do Atlético Rio Negro Clube, Centro da capital amazonense.
O evento marca o encerramento da peregrinação da imagem da padroeira de Óbidos em Manaus, que iniciou no último dia 21 de junho, com uma bela recepção no porto da cidade, que logo em seguida foi levada em carreata ao Santuário de São Operário, no bairro Praça 14 de Janeiro, onde foi celebrada uma Missa. A imagem de Senhora Sant’Ana, que na tradição Cristã Católica é a Mãe de Maria, que por sua vez é a Mãe de Jesus Cristo, veio via fluvial direto de Óbidos.
A peregrinação de Senhora Sant’Ana em Manaus, que durou três semanas, visitou mais de 71 locais, entre residências, comércios e instituições religiosas, alcançando cerca de mil pessoas presencialmente, especialmente os obidenses que moram na cidade. Além da capital, a imagem peregrina passou pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.
Segundo o vereador, que é natural de Óbidos, a peregrinação fortalece a fé e a cultura. “Hoje, me considero Manauara, pois aqui fui muito bem acolhido, tive grandes oportunidades, construiu minha família e tenho a honra de representar a população no Parlamento Municipal. Porém, não posso esquecer das minhas origens, onde desde pequeno aprendi o caminho do bem com meus pais, indo à Igreja. Só tenho a agradecer a Deus, e a todos os amigos que estão fazendo esse momento acontecer na cidade de Manaus”, explicou Daniel.
Depois de Manaus, a imagem peregrina visitará Belém, Macapá e Santarém, retornando em 08 de julho para Óbidos. As festividades de Sant’Ana 2023 terão início com o Círio no dia 09 de julho, seguindo até o dia 26 de julho, com uma grande Festa. Neste ano “Círio fluvial” completa 85 anos e o Círio de Sant’Ana como um todo completará 169 anos.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria do vereador
Foto: Christian Lavareda – Assessoria do vereador