Na manhã da última terça-feira (18/04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), destacou a atuação do Governo do Amazonas na segurança das escolas no Estado. De acordo com o parlamentar, as medidas enérgicas têm respondido aos anseios da população. “Desde o incidente em uma escola particular aqui em Manaus, no bairro Cachoeirinha, em que um aluno atentou contra a vida de uma professora e colegas, o governador Wilson Lima tem intensificado a segurança nas Escolas do Estado. Destaco aqui que o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), evitou cerca de 56 ataques em escolas, tanto na capital, quanto do interior”, destacou.
O parlamentar reiterou a importância dos pais e responsáveis também estarem atentos e ajudarem o Estado. “É extremamente necessário que os pais e responsáveis estejam próximos de seus filhos, agindo com atenção, os acompanhando com afeto, pois o perigo está em casa também, quando se deixa a criança ou adolescente na frente de um celular ou computador, sem qualquer tipo de regra. Os principais influenciadores destes menores, precisam e devem ser os pais”, apontou Daniel.
Além do trabalho intenso do Governo do Estado, por meio do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, composto pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), e demais órgãos do Estado, e o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), que está inserido na Seduc, o vereador destacou a atuação da Prefeitura de Manaus.
“Gostaria de enaltecer o esforço e compromisso do Prefeito de Manaus, David Almeida, com a contratação de 350 novos agentes de portaria, que já foram treinados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social, para iniciarem as atividades nas unidades de ensino”, explicou.
Para colaborar com a segurança nas escolas, o vereador, atual presidente da Comissão de Direitos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara, fez duas indicações, uma ao governador do Amazonas e outra ao Prefeito de Manaus, para que seja implantado, em caráter de urgência, pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), um sistema de segurança em escolas públicas da cidade de Manaus.
Linha direta e reforço de Brasília – O governo do Amazonas criou uma linha direta de contato para denúncias sobre violência nas escolas pelo WhatsApp do NISE: (92) 99414-0480 e e-mail: [email protected]; além do fortalecimento da divulgação dos canais já existentes: o 190 e o 181. Há também o aplicativo SASI, que ganhou uma nova função. A plataforma será utilizada, também, para o monitoramento dos protocolos de segurança e da saúde dos estudantes que regressam à sala de aula.
Além disso, o governador Wilson, vai à Brasília apresentar as propostas do Amazonas e pedir apoio do Governo Federal, para combater à violência nas escolas.
Texto: Leonardo Dias – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Diego Caja – Dicom/Caja