O Projeto de Resolução, de autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), que propõe a criação do Parlamento Jovem Municipal, foi deliberado nesta quarta-feira (1º/03), durante Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto, que agora segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), pretende oportunizar a alunos de escolas públicas e privadas a vivência no processo democrático, com a participação em jornada parlamentar, diplomação e exercício de mandato na Câmara.
Segundo o vereador Diego Afonso, o autor do projeto, o Parlamento Jovem já é uma realidade em outras grandes capitais. Inclusive, o mesmo também é realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Agora, o projeto está tramitando e deve ser instalado na CMM.
“Nós reformulamos, apresentamos e, com muita alegria, já tive o apoio de praticamente todos os vereadores. O projeto de resolução é prerrogativa da Mesa Diretora, do presidente implantar e, de fato, instalar o Parlamento Jovem. Isso dará a oportunidade aos jovens que têm vocação, que têm aptidão para a vida pública, já trabalhar durante sua formação. Isso aproxima ainda mais a Casa do Povo da sociedade”, destacou.
Conforme especificações do projeto, o Parlamento Jovem será composto de, no máximo, 41 vereadores-estudantes, representando cada distrito da cidade, preferencialmente.
“Já temos o compromisso da Mesa Diretora de instalar, trazer o jovem para dentro da Casa Legislativa. Vejo esse projeto com muito bons olhos, assim como o presidente, que assumiu o compromisso e abraçou a iniciativa. Acredito que tão logo o Parlamento Jovem seja instalado e poderemos contemplar as ações resultantes do projeto”, afirmou Diego Afonso.
O Parlamento Jovem será constituído por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares, com idade entre 16 e 22 anos. O exercício do mandato terá caráter instrutivo e ocorrerá todos os anos, no segundo semestre.
Texto: Stephane Simões – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Emerson França – Dicom/CMM