Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Dia Mundial de Combate à Tuberculose: especialista da SES-AM ressalta prevenção
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasGoverno do AmazonasManchete

Dia Mundial de Combate à Tuberculose: especialista da SES-AM ressalta prevenção

24/03/2023
Compartilhar

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, tem tratamento, é gratuito e está disponível pelo SUS

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) alerta à população sobre a importância da prevenção, identificação precoce e cuidados com a doença. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e está em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. No Amazonas, em 2022, foram registrados 3.826 casos e 214 óbitos pela doença. Em 2023, 469 casos foram registrados, sendo 295 em janeiro, 166 em fevereiro e 08 em março, de acordo com o sistema de Informação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A pneumologista Joycenea Matsuda da Policlínica Cardoso Fontes, explica a importância de a população estar ciente dos perigos que a tuberculose pode trazer se não for tratada da maneira correta.

“A transmissão ocorre por via aérea, algumas pessoas com 3 meses do tratamento já se sentem bem melhor, a tosse passa, ganham peso acham que já estão curados e simplesmente abandonam o tratamento e existe o perigo de selecionar a resistência da bactéria aos medicamentos, então é muito importante completar no mínimo 6 meses do tratamento e ser avaliado receber alta médica, e não correr o risco de tratar uma doença que tem cura de forma inadequada e a doença ficar resistente aos antibióticos. Prevenir ainda é a melhor forma, através da vacina BCG”, disse a médica.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina, Sudorese noturna, Emagrecimento, Cansaço/fadiga

Prevenção e tratamento

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Na rede estadual de saúde, a SES-AM oferece o tratamento da doença na Policlínica Cardoso Fontes, referência em Pneumologia Sanitária. O atendimento é realizado por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são as portas de entrada do SUS.

Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Campanha

O Governo do Amazonas está realizando a Campanha de Combate à Tuberculose, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença no Amazonas. A iniciativa é coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

O projeto ocorre em parceria com Comitê Estadual de Controle da Tuberculose no Amazonas, Programas Municipais de Controle da Tuberculose, Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc).

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 24/03/2023 24/03/2023
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas recebe propostas para edital de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no estado

01/07/2025
Governo do Amazonas

Prato Cheio, da Seas, promove oficinas sobre higienização de alimentos e palestras sobre saúde e cidadania em julho

01/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega 60 mil alevinos para piscicultores de Iranduba

01/07/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação abre edital para submissão de Procedimentos de Manifestação de Interesse

01/07/2025
Governo do Amazonas

Feiras de Produtos Regionais: ADS divulga programação desta semana

01/07/2025

Governador Wilson Lima anuncia data do 2º Feirão Amazonas Meu Lar para os dias 26 e 27 de julho

01/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus