O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio de sua equipe de fiscalização, autuou 186 condutores durante a “Operação Tiradentes”, realizada no feriado prolongado, entre os dias 20 e 23 de abril.
Ao todo, foram autuados 186 condutores, sendo 18 destes por direção sob efeito de álcool, além de oito por recusa ao teste do bafômetro. A infração com maior número de autuações foi a de condução do veículo com descarga livre, com 35 autuações, seguida pela infração de direção do veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), contendo 31 autuações.
A operação foi deflagrada em pontos estratégicos da capital e nas principais rodovias do estado, com a finalidade de coibir as infrações de trânsito ou condutas que pudessem colocar em risco a segurança viária, além de verificar as condições dos veículos.
A equipe de fiscalização do Detran-AM atuou também na conscientização dos condutores, alertando sobre a importância do respeito às leis de trânsito, bem como do uso do cinto de segurança, dos limites de velocidade e da não combinação entre álcool e direção.
Penalidades
As penalidades variam de leve à gravíssima e podem chegar até o valor de R$ 2.934,70, nos casos de recusa ao bafômetro ou direção sob o efeito de álcool. Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem a CNH, a infração é gravíssima, com multa multiplicada por três vezes o valor, chegando a R$880,41, além de retenção do veículo até que compareça um condutor habilitado.