Celebrado todo dia 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para destacar o princípio fundamental da imprensa livre para a democracia e reforçar o compromisso dos governos com o livre exercício do jornalismo. Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ressaltaram a importância da data e do tema para o Amazonas e o Brasil.
Para o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), a importância da imprensa é indiscutível. “Em um momento em que se discute a criação de regras mais rígidas para criminalizar a divulgação de conteúdo falso e responsabilizar irregularidades cometidas nos ambientes virtuais, é preciso ressaltar a importância que a imprensa tem na difusão de informações com credibilidade e responsabilidade”, declarou.
A deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC), formada em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), afirmou que não existe democracia sem liberdade de imprensa. “A liberdade de imprensa não pode ser confundida com a liberdade de cometer crimes. Temos que ter responsabilidade na transmissão da informação. Mas temos que garantir uma imprensa livre e um jornalismo que contribua com o desenvolvimento da sociedade. Aqui nesta Casa, nós trabalhamos com muita transparência, para que a população sempre tenha acesso a uma informação fidedigna”, disse.
O deputado Mário César Filho (UB), que atuou como jornalista investigativo na capital amazonense, reafirmou a importância da imprensa para o jogo democrático. “Nesta data, em que celebramos o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, reafirmo minha posição em defesa do jornalismo profissional para que a sociedade tenha acesso a informação de qualidade e verdadeira. O jornalismo precisa ser livre! Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece, para que o cidadão forme opinião. Defender o jornalismo profissional, é defender e fortalecer a democracia”, avaliou.
A deputada Mayra Dias (Avante), jornalista formada pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), declarou que entende o poder transformador da comunicação. “Além de defender publicamente o papel e a importância do Jornalismo nas minhas colocações, promovi uma Sessão Especial em homenagem aos jornalistas e em apoio ao Projeto de Emenda à Constituição (PEC) do Diploma. Me coloco como uma intensa defensora do Jornalismo na Aleam e procuro sempre incentivar os colegas e, de forma especial, a juventude sobre a importância social que a imprensa tem na nossa sociedade”, ressaltou.
O deputado Wanderley Monteiro (Avante), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Casa, falou sobre o papel do Parlamento Estadual para fortalecer o livre exercício da imprensa. “O Parlamento Estadual deve proteger essa classe. É. nosso papel debater, discutir assuntos que em breve podem melhorar a área onde esses profissionais atuam. Nós do Parlamento Estadual sempre estaremos de portas abertas para recebê-los, para ouvi-los, sobre o que quer que queiram falar. Podem sempre contar com o nosso Parlamento”, destacou.