O deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta sexta-feira (3), do anúncio realizado pelo governador Wilson Lima do pacote de investimentos na área esportiva, que somam R$ 8,4 milhões no incentivo de atletas e na realização de práticas esportivas para crianças, adolescentes e jovens no estado.
O evento aconteceu na Vila Olímpica, na zona centro-oeste de Manaus, e contou também com o anúncio de ampliação do Programa de Esporte e Lazer na capital e Interior (Pelci+), que foi uma indicação do deputado estadual João Luiz ao Governo do Amazonas, além do pagamento dos contemplados no edital Bolsa Esporte 2022, lançamento dos projetos Amazonas nas Olimpíadas e Formando Campeões.
“O governador Wilson Lima assumiu o mandato com o pensamento de colocar os atletas do Amazonas em primeiro lugar do pódio. Eu tenho certeza que o trabalho no esporte vai avançar cada vez mais. O governo tem olhado para todos, seja em Manaus ou no interior do estado. Os 62 municípios estão sendo alcançados por um gestor que cuida da área esportiva de uma forma diferente”, disse o deputado João Luiz.
O parlamentar também deu como exemplo a história do amazonense e indígena da etnia Karapãna, Jair Paulino de Souza, conhecido como ‘Jajá do Wake’, que é um grande desportista, treinou em São Paulo e está na capital amazonense para treinar novos atletas na modalidade do Wakeboard. “Oriundo de uma família indígena, o ‘Jajá’ tem sido um grande campeão e elevado a bandeira do Estado do Amazonas”, afirmou.
Na ocasião, o governador Wilson Lima entregou a quadra de futevôlei da Vila Olímpica, deu início ao pagamento do edital da Bolsa Esporte Estadual de 2022, onde 89 atletas da base, paratletas, de alto-rendimento e alto-rendimento olímpico, além de lançar novo edital do Bolsa Esporte 2023.
“Nós também temos o nosso Pelci, que atende às crianças, adolescentes e jovens. Já atendemos 10 mil crianças e estamos ampliando para mais 5 mil, ou seja, serão 15 mil crianças atendidas. Temos 35 polos na capital e 6 polos no interior do programa”, frisou.
O governador Wilson Lima destacou que 14 atletas com índices pré-olímpicos receberão também incentivo do Governo do Amazonas para que possam se preparar para representar o estado nas Olimpíadas de Paris 2024.
Famílias
A mãe de um atleta do Pelci, Ketlen Cristina, 32, explicou que há um ano, o filho dela, de seis anos, está participando do programa no Campo do Cophasa, no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste de Manaus. Segundo ela, a ampliação do projeto é muito importante para a comunidade.
“O Pelci é muito bom para meu filho, que está crescendo, se desenvolvendo e aprendendo a conhecer outros esportes. O nosso bairro estava precisando e o programa chegou em boa hora”, informou.
Para Adalgisa Alexandre, 31, que tem um filho, de 10 anos, que está participando do Pelci no CDC da Compensa, na Zona Oeste, o programa é uma maneira de tirar as crianças e adolescentes das ruas. “Lá na Compensa não tinha esse programa social, para meu filho é muito bom e ele gosta muito de participar do futebol no Pelci”, concluiu.