Nesta quarta-feira (29), o deputado estadual Delegado Péricles (PL) acompanhou a manifestação de moradores do conjunto Shangrilá, no bairro Parque Dez de Novembro, contra a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC), os “medidores aéreos”. Na ocasião, dois funcionários da empresa Amazonas Energia, que respondiam pela operação naquela área, foram conduzidos ao 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestarem esclarecimentos.
No lugar, o parlamentar esteve acompanhado dos deputados Sinésio Campos (PT), Wilker Barreto (Cidadania), e Mário César Filho (União Brasil) e do vereador Sassá da Construção (PT).
De acordo com o deputado Delegado Péricles, os funcionários da concessionária foram levados para delegacia por estarem descumprindo uma determinação do desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, do tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e relator do processo que trata da instalação dos medidores aéreos no Amazonas, que suspendeu a implementação do sistema SMC em Manaus.
O deputado Péricles também lembrou que, na última segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou de forma unânime o Projeto de Lei (PL) que proíbe a instalação de medidores aéreos. O texto seguiu para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).
“Recebemos várias denúncias de moradores do conjunto Shangri-lá, informando que a Amazonas Energia estava instalando medidores aéreos, mesmo com uma determinação judicial que suspendeu essas instalações e também após a aprovação de um Projeto de Lei na Câmara de Manaus, aguardando apenas a sanção do prefeito David Almeida. A empresa mais uma vez descumpriu uma ordem judicial. A população não aceita mais isso e nós fomos chamados para impedir esse absurdo”, disse o deputado.
Trâmites
No 23° DIP, foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO) por desobediência a ordem judicial. Os dois funcionários da Amazonas Energia foram ouvidos pelo delegado Edgar Moura, titular do 23°, e após assinarem um termo de compromisso, foram liberados. O titular do 23º DIP informou que a empresa se comprometeu em retirar os medidores aéreos que foram instalados nesta manhã, naquela área da cidade.
Retorno
Na tarde de hoje, por volta das 14h, a equipe do deputado Delegado Péricles esteve no local e acompanhou a retirada dos medidores pela empresa.
“Por conta da desobediência a ordem judicial, os técnicos da Amazonas Energia foram conduzidos à delegacia e a empresa se comprometeu a retirar aqueles medidores que foram instalados no conjunto Shangrilá. A minha equipe acompanhou e realmente foram retirados os medidores. Nós continuaremos acompanhando o caso para impedir que a empresa descumpra a ordem judicial”, finalizou o parlamentar.
Fotos: Sandro Pereira