O deputado Comandante Dan (PSC) repercutiu, nesta terça-feira, 15, a viagem que fez aos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Humaitá, Apuí e Manicoré. Ele destacou as boas práticas na educação pública encontradas em Manacapuru e Manicoré e parabenizou o Executivo Estadual pela ação da unidade móvel do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Humaitá.
O parlamentar pelo PSC também reportou a décima primeira audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, realizada no município de Manacapuru, na segunda-feira, 15 de maio. Dan Câmara falou sobre a necessidade de ouvir a sociedade civil para embasar os projetos de lei, requerimentos ao governo e a ação parlamentar.
Prestigiada pelas autoridades relacionadas a área e por 10 vereadores da Câmara Municipal daquele município, a audiência trouxe à tona temas como a preocupação com o combustível das viaturas e embarcações policiais, que não tem sido suficiente aos trabalhos rotineiros, não somente naquela cidade.
Outro tema que foi amplamente abordado na audiência foi a pirataria nos rios, muito incidente na área. “Além do prejuízo ao cidadão manacapuruense, existe uma ameaça clara à atividade turística. “São nove hotéis de selva na fronteira territorial com Iranduba e Novo Airão”, declarou o deputado. “Vamos formalizar as preocupações ao Governo, na busca encontrar soluções; mas tenho certeza que tudo também passa pela municipalização das ações de segurança pública e defesa social, com a qualificação do município e dos poderes executivo e legislativo, com o plano municipal, a comissão parlamentar, a secretaria e o fundo de segurança pública e defesa social”, concluiu. Especificamente sobre o patrulhamento dos rios, o deputado Dan expressou a necessidade da incorporação de novas tecnologias, a exemplo do uso de viaturas não tripuladas, os drones.