Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dengue: Amazonas apresenta médio risco para circulação de Aedes aegypti, aponta 4º levantamento de índice do mosquito
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Dengue: Amazonas apresenta médio risco para circulação de Aedes aegypti, aponta 4º levantamento de índice do mosquito

19/12/2023
Compartilhar

Levantamento alerta para três municípios com alto risco

Foto:  Divulgação/FVS-RCP

O período chuvoso no Amazonas coincide com a sazonalidade da dengue, quando são esperados registros de casos da doença. Alertando sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e saúde do Amazonas, divulga o 4º Levantamento Rápido de índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023.

Os dados são consolidados pela Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue (GDTV-Dengue) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP. Até o mês de novembro, dos 62 municípios do Amazonas, 50 apresentam infestação do mosquito que, além da dengue, é responsável pela transmissão de outras arboviroses, como zika e chikungunya.

A classificação de risco do 4º LIRAa de 2023 demonstra, ainda, que, dos 50 municípios com circulação do mosquito, 29 apresentaram baixo risco, 18 registraram médio risco e 3 alto risco. No Amazonas, pela FVS-RCP, o DVA por meio do GDTV-Dengue realiza o monitoramento e dá suporte técnico aos 62 municípios do Amazonas no enfrentamento às arboviroses.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, durante o período chuvoso no Amazonas, as medidas preventivas contra o mosquito devem ser constantes. “Principalmente nessa época chuvosa, que também é a da sazonalidade da dengue, os cuidados devem ser mantidos para evitar a circulação do Aedes aegypti e, consequentemente, a doença”, pontua a diretora.

Elder Figueira, chefe do DVA na FVS-RCP, ressaltou que o LIRAa também é uma oportunidade de prevenção à doença. “O LiRAa é uma ferramenta que mostra o risco para direcionamento das ações de controle vetorial de acordo com os criadouros. E é com base nessa ferramenta, que as secretarias municipais de saúde e os moradores podem fortalecer o combate aos criadouros”, disse.

LIRAa

No 4º LIRAa de 2023, os municípios que apresentam baixo risco são: Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Boa Vista do Ramos, Careiro, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, NOVO Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Santo Antônio do Içá e Urucurituba.

Já os de médio risco são: Alvarães, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Humaitá, Ipixuna, Jutaí, Lábrea, Manaus, Manicoré, NOVO Airão, Tabatinga, Tapauá e Tefé.

Apresentando alto risco, segundo o 4º LIRAa, são os municípios: Guajará, Japurá e Tonantins.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Alvarães, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Carauari, Careiro, Coari, Codajás, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Governo do Amazonas, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre Natal Mágico 2025 com espetáculos no Teatro Gebes Medeiros e no Largo de São Sebastião

09/12/2025
Governo do Amazonas

Ipaam celebra 30 anos com visita ao Barco de Pesquisa e ciclo de capacitações técnicas

09/12/2025
Governo do Amazonas

Seas realiza apoio técnico presencial a 35 municípios do Amazonas em 2025 para orientar gestão do Suas

09/12/2025

FVS-RCP divulga informe sobre esporotricose no Amazonas com dados até 30 de novembro

09/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus divulgam calendário de matrículas 2026 com mais de 837 mil vagas nas redes públicas

09/12/2025
Governo do Amazonas

Governo lança CNH do Brasil e flexibiliza processo de habilitação mantendo provas obrigatórias e mudanças nas aulas

09/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus